Buscador de Licitações
SP (11) 3522-9930 | (14) 3042-1818 | (16) 4042-1850 | (19) 4042-5040
RJ (21) 3527-0150 | MG (31) 4063-9920 | PR (41) 4063-9885
SC (48) 4052-9885 | (49) 991-088-088 | RS (51) 4063-9920
DF (61) 4063-7750 | GO (62) 3142-0111 | MS (67) 4042-1899
BA (71) 4062-9930 | PE (81) 4042-1599


(11) 3522-9930

ver outros
Licita Já! O melhor buscador de licitações e pregões.

Teste Grátis |


Cadastre-se já e tenha acesso completo ao buscador mais inovador do mercado!
Conte com o Licita Já para encontrar as melhores licitações de seu segmento de forma fácil e direta.
O Licita Já não solicitará outras informações pessoais nem financeiras para a realização do teste grátis.

Período Promocional |


O teste gratuito garante acesso completo ao sistema por 10 dias. Ache fácil suas licitações e aumente seu faturamento já!

Licitações para Cadeira Polipropileno |

Para acessar todas as licitações e baixar os editais, faça já seu teste grátis.

RS (TRIUNFO):PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO-RS

AQUISIÇÃO DE MESAS E CADEIRAS EM POLIPROPILENO

CE (JUCAS):PREFEITURA MUNICIPAL DE JUCAS-CE

AQUISIÇÃO DE DIVERSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS ( ESCRITÓRIO/ INFORMATICA / ELETRODOMÉSTICOS / COPA- COZINHA E OUTROS), CONFORME TERMO DE REFERENCIA EM ANEXO, DE RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL D E ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS, PARTE INTEGRANTE DESTE EDITAL

Lote 2: ITEM 04 - CADEIRA PLASTICA FIXA EMPILHAVEL PRETO - DESCRIÇÃO: ASSENTO: CONFECCIONADO EM POLIPROPILENO ( PP), NO SISTEMA DE INJEÇÃO TERMOPLASTICA. COM TRAVAMENTO FEITO POR PARAFUSOS. ACABAMENTOS DO ENCOSTO E ASSENTO: ACABAMENTO EM POLIPROPILENO ( PP) ESTRUTURA: SUPORTES DO ENCOSTO: EM 2 TUBOS DE AÇO CARBONO, DE FORMATO OBLONGO, SEÇÃO **** MM. SUPORTES DO ASSENTO: EM 2 TUBOS DE AÇO CARBONO, DE FORMATO REDONDO, SEÇÃO Â". PÉS: EM 2 TUBOS DE AÇO CARBONO, DE FORMATO OBLONGO, SEÇÃO 16 X 30 MM.
Lote 4: ITEM 02 - CADEIRA GIRATÓRIA EXECUTIVA BEEZI CROMADA COM RELAX E BRAÇO - DESCRIÇÃO: MATERIAL/ COMPOSIÇÃO DO ASSENTO: MADEIRA MULTI LAMINADA E ESPUMA COM DENSIDADE CONTROLADA - REVESTIMENTO DO ASSENTO: COURÍSSIMO SINTÉTICO PEROLIZADO - MATERIAL/ COMPOSIÇÃO DO ENCOSTO: POLIPROPILENO - MATERIAL/ COMPOSIÇÃO DA BASE: AÇO CROMADO - MATERIAL/ COMPOSIÇÃO DO RODÍZIO: RODÍZIO PLASTICO - MATERIAL/ COMPOSIÇÃO DA ESTRUTURA: POLIPROPILENO - RECLINAVEL: NÃO - REGULAGEM DE ALTURA: PISTÃO A GAS - MECANISMO: LÂMINA DE AÇO - DIMENSÕES DO ENCOSTO: 44CM X 42CM ( A X L) - DIMENSÕES DO ASSENTO: 48CM X 44CM ( L X P) - PESO SUPORTADO: 110 KG - PESO LÍQUIDO APROXIMADO DO PRODUTO ( KG): 12, 95KG

PR (CASCAVEL):PREFEITURA MUNICIPAL DE CASCAVEL

Registro de Preço pelo período de 12 doze meses, para Aquisição de cadeiras, longarinas, conjuntos escolares, em atendimento aos alunos das escolas e centros municipais de educação infantil.

Lote 11: LONGARINA CADEIRA PLÁSTICA, 03 LUGARES, SEM BRAÇOS, COM ASSENTO/ ENCOSTO ANATÔMICO EM PLASTICO INJETADO EM POLIPROPILENO. CORES DIVERSAS.

RS (PORTO ALEGRE):MINISTÉRIO DA DEFESA/COMANDO DO EXÉRCITO/DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO/DIRETORIA DE ENSINO PREPARATÓRIO E ASSISTÊNCIAL/COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE (UASG: 160393)

Aqusição de material permanente, tais como cadeiras de escritório e escolar, quadro branco, televisores, suporte articulado de audio e vídeo, fechadura eletrônica e detector de metais, destinado ao Colégio Militar de Porto Alegre.

Lote 1: CADEIRA FIXA. Cadeira 4 pés Fixa: a cadeira deve ser constituída de assento e encosto plásticos, e estrutura metálica. A estrutura deve ser composta de tubos de aço **** / ****, sendo os pés e suportes do assento e encosto fabricados em tubos oblongos **** com 1. 5mm de espessura de parede soldados com solda Mig à duas travessas horizontais de tubos de aço 7/ 8 x 1, 2mm de espessura formando um conjunto estrutural empilhável. A estrutura deve receber tratamentos químicos de fosfatização e pinturas epóxi pó. Para dar acabamento nas pontas dos tubos dos pés e travessas, a estrutura deve apresentar ponteiras plásticas injetadas em polipropileno. O assento deve ser confeccionado em polipropileno copolímero ( PP) injetado e moldado anatomicamente com acabamento texturizado. Suas dimensões aproximadas devem ser 465mm de largura, 420mm de profundidade com 5mm de espessura de parede. Deve possuir cantos arredondados e unir- se à estrutura por meio de 4 ( quatro) parafuso 5x30 para plástico. A altura do assento até o chão deve ser de 445mm aproximadamente. O encosto deve ser fabricado em polipropileno copolímero injetado e moldado anatomicamente com acabamento texturizado, com dimensões aproximadas de 460mm de largura por.
Lote 2: CADEIRA FIXA. CADEIRA COM TELA TIPO PRESIDENTE: assento estofado, encosto revestido com tela e mecanismo possui mecanismo Synchron, base, cromada. Com regulagem de altura de encosto e com apoios de braço reguláveis e revestimento de tecido Facto Dunas. Encosto, medindo aproximadamente 460mm de largura por 560mm de altura, possui estrutura em Polipropileno reforçado com fibra de vidro e a superfície de contato com o usuário é formada por uma tela de 100% Poliester tencionada que é fixada na moldura e parafusada na estrutura por 8 parafusos do tipo plástico com Ø 5x16mm. Esse conjunto é fixado a uma lâmina de aço de 6, 35mm de espessura por meio de 6 parafusos de 1/ 4x1. 1/ 4. A lâmina é montada no mecanismo por meio de 3 parafusos x1 . A lâmina é fabricada em aço **** com 6mm de espessura e 75mm de largura e recebe pintura epóxi em pó, com regulagem de altura de encosto, a lâmina é produzida com chapa de 6, 35mm de espessura e 80 mm de largura, com mecanismo de catraca para o ajuste da altura do encosto. Assento deve possuir estrutura em madeira laminada com 12mm de espessura e espuma laminada com 50mm de espessura. As dimensões aproximadas do assento são 485mm de largura e 465mm de profundidade..
Lote 3: CADEIRA FIXA. Cota reservada à ME- EPP, estabelecida pelo inciso III do Art. 48 da Lei Complementar n 123/ ****. Do Item 02 CADEIRA COM TELA TIPO PRESIDENTE CADEIRA COM TELA TIPO PRESIDENTE: assento estofado, encosto revestido com tela e mecanismo possui mecanismo Synchron, base, cromada. Com regulagem de altura de encosto e com apoios de braço reguláveis e revestimento de tecido Facto Dunas. Encosto, medindo aproximadamente 460mm de largura por 560mm de altura, possui estrutura em Polipropileno reforçado com fibra de vidro e a superfície de contato com o usuário é formada por uma tela de 100% Poliester tencionada que é fixada na moldura e parafusada na estrutura por 8 parafusos do tipo plástico com Ø 5x16mm. Esse conjunto é fixado a uma lâmina de aço de 6, 35mm de espessura por meio de 6 parafusos de 1/ 4x1. 1/ 4. A lâmina é montada no mecanismo por meio de 3 parafusos x1 . A lâmina é fabricada em aço **** com 6mm de espessura e 75mm de largura e recebe pintura epóxi em pó, com regulagem de altura de encosto, a lâmina é produzida com chapa de 6, 35mm de espessura e 80 mm de largura, com mecanismo de catraca para o ajuste da altura do encosto. Assento deve possuir estrutura em made.
Lote 4: CADEIRA FIXA. CADEIRA DIRETOR GIRATÓRIA: a Cadeira deve ser constituída de assento, encosto, mecanismo Relaxita, Lâmina, apoios de braço, coluna a gás e base com rodízio. O assento é formado por uma estrutura plástica injetada em polipropileno com fibra de vidro com porcas garra fixadas nos pontos de montagem dos mecanismos e apoios de braço. Com dimensões aproximadas de 480mm de largura, 460mm de profundidade e 100mm de espessura com cantos arredondados e espuma injetada com densidade de 55 e 45 milímetros de espessura, com formato ergonômico levemente adaptado ao corpo. O assento deve possuir uma carenagem plástica injetada em polipropileno que é encaixada à estrutura, dispensando o uso de parafusos e grampos. A altura do assento até o chão deve ser de 460mm aproximadamente. O encosto, da mesma forma que o assento, também deve possuir estrutura plástica injetada em polipropileno com fibra de vidro e com porcas garra fixadas nos pontos de montagem dos mecanismos e lâminas. Suas dimensões aproximadas devem ser 430mm de largura, 450mm de altura e 80mm de espessura, com cantos arredondados e espuma injetada com densidade de 33 e 45mm de espessura com formato ergonômico levemente adaptado ao corpo..
Lote 5: CADEIRA FIXA. Cota reservada à ME- EPP, estabelecida pelo inciso III do Art. 48 da Lei Complementar n 123/ ****. Do Item 04 CADEIRA DIRETOR GIRATÓRIA: a Cadeira deve ser constituída de assento, encosto, mecanismo Relaxita, Lâmina, apoios de braço, coluna a gás e base com rodízio. O assento é formado por uma estrutura plástica injetada em polipropileno com fibra de vidro com porcas garra fixadas nos pontos de montagem dos mecanismos e apoios de braço. Com dimensões aproximadas de 480mm de largura, 460mm de profundidade e 100mm de espessura com cantos arredondados e espuma injetada com densidade de 55 e 45 milímetros de espessura, com formato ergonômico levemente adaptado ao corpo. O assento deve possuir uma carenagem plástica injetada em polipropileno que é encaixada à estrutura, dispensando o uso de parafusos e grampos. A altura do assento até o chão deve ser de 460mm aproximadamente..
Lote 6: CADEIRA FIXA. CADEIRA EXECUTIVA EM TELA: a cadeira deve estar de acordo com as definições da norma ABNT NBR ****. O encosto, deve medir aproximadamente 460mm de largura por 400mm de altura, e possuir estrutura em Polipropileno reforçado com fibra de vidro e a superfície de contato com o usuário deve ser formada por uma tela de 100% Poliéster tencionada que fixada na moldura e parafusada na estrutura por 8 parafusos do tipo plástico com Ø 5x16mm. Esse conjunto deve ser fixado à uma lâmina de aço de 6, 35mm de espessura por meio de 6 parafusos, 2 do tipo plástico de Ø5x20mm e 4 parafusos Sextavados flangeados x3/ 4 . A lâmina deve ser montada no assento por 3 parafusos x1 . A lâmina deve ser fabricada em aço **** com 6, 35mm de espessura e 75mm de largura e receber pintura epóxi em pó. A lâmina deve fixar- se diretamente na madeira por 3 parafusos flangeados x1 . O assento deve possuir estrutura em madeira laminada com 12mm de espessura e espuma laminada com 50mm de espessura. As dimensões aproximadas do assento devem ser de 485 mm de largura e 465 mm de profundidade. A altura do assento ao piso deve ser regulável podendo variar de 410mm à 510mm..
Lote 7: CADEIRA FIXA. Cota reservada à ME- EPP, estabelecida pelo inciso III do Art. 48 da Lei Complementar n 123/ ****. Do Item 06 CADEIRA EXECUTIVA EM TELA: a cadeira deve estar de acordo com as definições da norma ABNT NBR ****. O encosto, deve medir aproximadamente 460mm de largura por 400mm de altura, e possuir estrutura em Polipropileno reforçado com fibra de vidro e a superfície de contato com o usuário deve ser formada por uma tela de 100% Poliéster tencionada que fixada na moldura e parafusada na estrutura por 8 parafusos do tipo plástico com Ø 5x16mm. Esse conjunto deve ser fixado à uma lâmina de aço de 6, 35mm de espessura por meio de 6 parafusos, 2 do tipo plástico de Ø5x20mm e 4 parafusos Sextavados flangeados x3/ 4 . A lâmina deve ser montada no assento por 3 parafusos x1 . A lâmina deve ser fabricada em aço **** com 6, 35mm de espessura e 75mm de largura e receber pintura epóxi em pó. A lâmina deve fixar- se diretamente na madeira por 3 parafusos flangeados x1 . O assento deve possuir estrutura em madeira laminada com 12mm de espessura e espuma laminada com 50mm de espessura. As dimensões aproximadas do assento devem ser de 485 mm de largura e 465 mm de profundidade. A altura do assento ao.
Lote 8: CADEIRA FIXA. CADEIRA LONGARINA ESTOFADA DIRETOR 3 LUGARES: constituída de assentos, encostos, lâminas, apoios de braço modelo Corsa com prancheta escamoteável e base metálica. Assento em uma estrutura plástica injetada em polipropileno com fibra de vidro com porcas garra fixadas nos pontos de montagem dos mecanismos e apoios de braço. Com dimensões de aproximadamente 480mm de largura, 460mm de profundidade e 100mm de espessura com cantos arredondados e espuma injetada com densidade de 55 e 45 milímetros de espessura, com formato ergonômico levemente adaptado ao corpo. O assento com carenagem plástica injetada em polipropileno que é encaixada à estrutura, dispensando o uso de parafusos e grampos. A altura do assento até o chão deve ser de aproximadamente 460mm. Encosto com estrutura plástica injetada em polipropileno com fibra de vidro e com porcas garra fixadas nos pontos de montagem dos mecanismos e lâminas..
Lote 9: CADEIRA FIXA. CADEIRA PRESIDENTE EM TELA : a cadeira deve estar de acordo com as definições da norma ABNT NBR ****. O encosto, deve medir aproximadamente 460mm de largura por 560mm de altura, e possuir estrutura em Polipropileno reforçado com fibra de vidro e a superfície de contato com o usuário deve ser formada por uma tela de 100% Poliester tencionada que fixada na moldura e parafusada na estrutura por 8 parafusos do tipo plástico com Ø 5x16mm. Esse conjunto deve ser fixado à uma lâmina de aço de 6, 35mm de espessura por meio de 6 parafusos, 2 do tipo plástico de Ø5x20mm e 4 parafusos Sextavados flangeados x3/ 4 . A lâmina deve ser montada no assento por 3 parafusos x1 . A lâmina deve ser fabricada em aço **** com 6, 35mm de espessura e 80mm de largura e receber pintura epóxi em pó. A lâmina deverá proporcionar regulagem de altura do encosto por meio de mecanismo de catraca automática. A lâmina deverá fixar- se diretamente no mecanismo e não na madeira..
Lote 10: CADEIRA FIXA. CADEIRA PRESIDENTE GIRATÓRIA: a Cadeira Presidente Giratória deve ser constituída de assento, encosto, mecanismo Relaxita, Lâmina, apoios de braço, coluna a gás e base com rodízio. O assento é formado por uma estrutura plástica injetada em polipropileno com fibra de vidro com porcas garra fixadas nos pontos de montagem dos mecanismos e apoios de braço. Com dimensões aproximadas de 480mm de largura, 460mm de profundidade e 100mm de espessura com cantos arredondados e espuma injetada com densidade de 55 e 45 milímetros de espessura, com formato ergonômico levemente adaptado ao corpo. O assento deve possuir uma carenagem plástica injetada em polipropileno que é encaixada à estrutura, dispensando o uso de parafusos e grampos. A altura do assento até o chão deve ser de 460mm aproximadamente. O encosto, deve possuir estrutura de madeira laminada com 12mm de espessura, levemente conformada ao corpo, com porcas garra fixadas nos pontos de montagem dos mecanismos e lâminas.
Lote 11: CADEIRA FIXA. Cota reservada à ME- EPP, estabelecida pelo inciso III do Art. 48 da Lei Complementar n 123/ ****. Do Item 10 CADEIRA PRESIDENTE GIRATÓRIA: a Cadeira Presidente Giratória deve ser constituída de assento, encosto, mecanismo Relaxita, Lâmina, apoios de braço, coluna a gás e base com rodízio. O assento é formado por uma estrutura plástica injetada em polipropileno com fibra de vidro com porcas garra fixadas nos pontos de montagem dos mecanismos e apoios de braço. Com dimensões aproximadas de 480mm de largura, 460mm de profundidade e 100mm de espessura com cantos arredondados e espuma injetada com densidade de 55 e 45 milímetros de espessura, com formato ergonômico levemente adaptado ao corpo. O assento deve possuir uma carenagem plástica injetada em polipropileno que é encaixada à estrutura, dispensando o uso de parafusos e grampos. A altura do assento até o chão deve ser de 460mm aproximadamente..
Lote 14: CADEIRA FIXA. CONJUNTO LONGARINA DE 3 LUGARES. Conjunto longarina 3, constituída de pés injetados em polipropileno copolímero, duas travessas de tubo de aço retangular **** espessura1, 2mm, conjuntos de sustentação de assento e encosto em tubo, assento estofado e encosto injetado em polipropileno copolímero. As dimensões ocupadas são: 854mm altura, 597mm largura total e comprimento de ****, possui um espaço entre assentos 153mm. Cadeira com estrutura de assento em plástico reforçado de 8mm de espessura com formato anatômico, revestida com estofado em espuma injetada de 40 mm de espessura e densidade de 55 e tecido. Medidas aproximadas do assento **** à estrutura por meio de 04 ( quatro) parafusos cabeça panela fenda philips ZB 1/ 4x70mm..
Lote 15: CADEIRA ESCOLAR. CONJUNTO MESA E CADEIRA PARA PROFESSOR. Mesa com tampo modular em plástico injetado de alto impacto que se fixa à estrutura por meio de encaixes, sendo 4 encaixes nas laterais da mesa ( 2 de cada lado) e 3 encaixes centrais e 4 parafusos. Possui um tapume de **** em MDP de 15mm de espessura revestido com laminado melamínico branco fixado na parte frontal da mesa por 4 parafusos soberbos. Após montada a mesa mede **** e tem 760mm de altura. A estrutura é formada por um quadro fabricado em tubo de aço ****/ **** de seção **** com 1, 2mm composto por 3 travessas e 2 cabeceiras. Nos quatro cantos do quadro, na parte inferior do mesmo existe um cone em aço ****/ **** onde são montados os pés da mesa. Esse cone é fabricado em tubo Ø 2 com 2, 25mm de parede e recebe internamente uma bucha plástica também cônica e expansível que realiza a fixação das pernas sem o uso de parafusos. As pernas são fabricadas em tubo de aço ****/ **** Ø 1. 1/ 2 x0, 9mm de parede. Na extremidade inferior de cada pé existe de uma sapata com regulagem de altura para nivelamento da mesa, fabricada em polipropileno. Todas as peças metálicas que compõe a mesa recebem tratamento anti corrosivo e pintura em tinta Epoxi.
Lote 16: CADEIRA ESCOLAR. CONJUNTO ESCOLAR ADULTO ( MESA E ADULTO): O conjunto abaixo descrito deve ser certificado conforme norma COMPULSÓRIA ABNT NBR ****. Conjunto formado por uma cadeira e uma mesa. A cadeira deve ser composta por: estrutura metálica, assento, encosto, ponteiras, sapatas e fixadores plásticos, e dois parafusos. O assento deve confeccionado em polipropileno copolímero injetado e moldado anatomicamente com acabamento texturizado e dimensões aproximadas de 395 mm de largura, 420 mm de profundidade 4 mm de espessura de parede com cantos arredondados, montado à estrutura por meio de um encaixe em todo o tubo da base da frente da cadeira e 2 ( duas) cavidades reforçadas com aletas de 2mm de espessura, que acomodam parafusos auto atarraxantes para plástico de diâmetro 5x25 mm fenda Na parte frontal, que fica em contato com as pernas do usuário deve ser provido de borda arredonda com raio afim de não obstruir a circulação sanguínea. A altura do assento até o chão deve ser de 460 mm..
Lote 17: CADEIRA ESCOLAR. Cota reservada à ME- EPP, estabelecida pelo inciso III do Art. 48 da Lei Complementar n 123/ ****. Do Item 16 CONJUNTO ESCOLAR ADULTO ( MESA E ADULTO): O conjunto abaixo descrito deve ser certificado conforme norma COMPULSÓRIA ABNT NBR ****. Conjunto formado por uma cadeira e uma mesa. A cadeira deve ser composta por: estrutura metálica, assento, encosto, ponteiras, sapatas e fixadores plásticos, e dois parafusos. O assento deve confeccionado em polipropileno copolímero injetado e moldado anatomicamente com acabamento texturizado e dimensões aproximadas de 395 mm de largura, 420 mm de profundidade 4 mm de espessura de parede com cantos arredondados, montado à estrutura por meio de um encaixe em todo o tubo da base da frente da cadeira e 2 ( duas) cavidades reforçadas com aletas de 2mm de espessura, que acomodam parafusos auto atarraxantes para plástico de diâmetro 5x25 mm fenda Na parte frontal, que fica em contato com as pernas do usuário deve ser provido de borda arredonda com raio afim de não obstruir a circulação sanguínea. A altura do assento até o chão deve ser de 460 mm..

PR (MERCEDES):PREFEITURA MUNICIPAL DE MERCEDES (UASG: 985531)

Aquisição de autoclave, eletrodomésticos, eletro portáteis e mobiliário diverso, novos, para utilização nas unidades de saúde do Município de Mercedes, durante o exercício de 2019.

Lote 12: CADEIRA. Cadeira Longarina: com 4 assentos, na cor preta. Medidas: altura: 72cm; largura: 197cm; comprimento do encosto: 24 cm; comprimento do assento: 40cm; Dimensões Braços e Pé: Altura: 25cm; Largura: 10cm; comprimento: 60cm. Estrutura: base em aço preta; assentos modelo iso ou new isso, em polipropileno; encostos modelo iso ou new isso, em polipropileno..

Estatísticas |

Número de licitações mapeadas com o termo "Cadeira Polipropileno"

O Licita Já faz mapeamento estatístico e analisa os maiores compradores de seus produtos e serviços!


Assista ao Vídeo |


O Licita Já é o buscador de licitações mais inovador do mercado. Encontre os pregões mais recentes e receba boletins por e-mail. Clique aqui e faça seu teste grátis.

Veja muito mais!


Teste grátis com acesso ilimitado!
Encontre as melhores licitações e baixe os editais usando palavras chave e regiões de seu interesse.

Clique aqui e Teste Já!

SP - São Paulo: (11) 3522-9930
SP - Campinas: (19) 4042-5040
SP - Ribeirão Preto: (16) 4042-1850
SP - Bauru: (14) 3042-1818
RJ - Rio de Janeiro: (21) 3527-0150
MG - Belo Horizonte: (31) 4063-9920
PR - Curitiba: (41) 4063-9885
SC - Florianópolis: (48) 4052-9885
SC - Videira: (49) 991-088-088
RS - Porto Alegre: (51) 4063-9920
DF - Brasília: (61) 4063-7750
GO - Goiânia: (62) 3142-0111
MS - Campo Grande: (67) 4042-1899
BA - Salvador: (71) 4062-9930
PE - Recife: (81) 4042-1599
WhatsApp: (49) 991-088-088
E-mail: licitaja@licitaja.com.br
Fale conosco
Política de privacidade | © 2011-2019 Licita Já é marca registrada do Portal Genial. Todos os direitos reservados.
O Licita Já limita-se à prestação de serviço de manutenção de banco de dados de licitações, não participando dos processos.