Lote 6: LIVRO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA CRIANÇAS NO 2? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Identidade Empreendedora, Autorregulação, Empatia e
Solução de problemas. O módulo de Identidade Empreendedora deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Identificar habilidades e interesses pessoais, alinhado com a teoria das inteligências múltiplas de Gardner; Reconhecer situações que despertam diferentes emoções; e Explorar a noção de que cada pessoa é única e tem talentos especiais. O módulo de Autorregulação deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Praticar técnicas simples de autocontrole, gerenciando raiva e frustração; Entender que erros são oportunidades de aprendizagem, incentivando perseverança e mentalidade de crescimento; e Desenvolver resiliência, paciência e habilidade de esperar a vez em contextos sociais. O módulo de Empatia deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Aprimorar a capacidade de reconhecer emoções nos outros; Praticar a escuta ativa e comunicação assertiva em interações com
colegas; e Praticar a resolução de conflitos e empatia com os outros. O módulo de
Solução de Problemas deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Resolver problemas simples de forma criativa, usando materiais disponíveis; Trabalhar em pequenos grupos para alcançar objetivos comuns; e Aprender a planejar passos básicos para concluir uma tarefa. Cada módulo do livro deve possuir pelo menos 9 aulas totalizando 36 aulas com conteúdo e estímulos a reflexões individuais. O livro deve apresentar também uma seção para as famílias, orientando como colaborar com o desenvolvimento do aluno, oferecendo dicas e sugestões de atividades práticas que pais podem fazer junto com seus filhos para apoiar nesta jornada. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 9
Lote 10: LIVRO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA CRIANÇAS NO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Identidade Empreendedora, Autorregulação, Empatia e
Solução de problemas. O módulo de Identidade Empreendedora deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Refletir sobre pontos fortes e áreas a desenvolver, conforme a teoria da autoestima; Explorar interesses pessoais e como eles podem levar a projetos simples; Entender a importância da autoconfiança na realização de tarefas; e Aprender a planejar e lidar com erros. O módulo de Autorregulação deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Aprender estratégias para lidar com frustrações, como pedir ajuda ou tentar novamente; Desenvolver a habilidade de estabelecer metas simples e trabalhar para alcançá- las; Compreender que esforço e prática levam à melhoria, reforçando a mentalidade de crescimento; e Reconhecer a importância de dividir tarefas e respeitar o tempo dos outros. O módulo de Empatia deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Praticar a resolução de conflitos trabalhando em equipe e valorizando a diversidade; Reconhecer e respeitar diferenças individuais entre os
colegas; Aprender táticas para criar e fortalecer relacionamentos; e Praticar a colaboração e gratidão. O módulo de
Solução de Problemas deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Aprender a observar situações do dia a dia e reconhecer problemas que podem ser resolvidos de forma prática; Fomentar a criatividade para execução de planejamentos; Criar estratégias para enfrentar desafios e fortalecer o grupo; e Aprender a organizar informações e compartilhar ideias de maneira criativa e envolvente para diferentes públicos. Cada módulo do livro deve possuir pelo menos 9 aulas totalizando 36 aulas com conteúdo e estímulos a reflexões individuais. O livro deve apresentar também uma seção para as famílias, orientando como colaborar com o desenvolvimento do aluno, oferecendo dicas e sugestões de atividades pr
Objeto: Registro de preços para futura e eventual contratação de
solução educacional integrada para implantação do programa de ensino de empreendedorismo na rede pública de ensino dos municípios consorciados ao CONAGRESTE. Critérios de participação: Interessados pertencentes ao ramo de atividade relacionado ao objeto da licitação, que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste edital e seus anexos. Tratamento favorecido para microempresas e empresas de pequeno porte, agricultor familiar, produtor rural pessoa física e MEI. Impedimentos: autor do anteprojeto, projeto básico ou executivo, empresas controladoras, controladas ou coligadas concorrendo entre si, etc. Documentos complementares exigidos (com prazo para entrega): documentação de habilitação. Etapas do processo: apresentação de propostas, lances, julgamento, habilitação. Datas limite para esclarecimento e impugnação: 3 dias úteis antes da data da abertura do certame. Prazo de início dos serviços: conforme cronograma estabelecido junto à secretaria municipal de educação de cada município consorciado. Prazo de entrega total dos serviços: conforme cronograma estabelecido junto à secretaria municipal de educação de cada município consorciado. Lotes: lote único. Modalidade: pregão eletrônico. Critério de julgamento: menor preço por lote. Modo de disputa: aberto e fechado. Valor estimado da contratação: não informado no texto.