Lote 4: CONJUNTO DE ROBÓTICA
EDUCACIONAL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - MAKER- Deverá ser composto por peças conectáveis entre si de modo fácil e intuitivo, por meio de conectores de tamanho mínimo de 3 cm de comprimento, para assegurar o manuseio seguro pelos alunos da faixa etária dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. - Deverá ser constituído por vários padrões de peças diferentes, atendendo diversas funções, de tamanhos diferentes para a perfeita realização dos projetos propostos. - As peças deverão possibilitar a criação de outros projetos a serem criados e idealizados pelos alunos. - Deverá permitir a montagem de no mínimo 35 ( trinta e cinco) modelos organizados com o passo a passo pedagógico, que abordem os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem- estar;
Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Vida na água; Vida terrestre; e Paz, justiça e instituições eficazes. - Além de minimamente abordar os tópicos supracitados, as práticas deverão ser contextualizadas segundo abordagem social, econômica e ambiental, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. - As peças que formam o conjunto de elementos de controle deverão possibilitar que os alunos realizem a
programação em blocos. - O conjunto deverá possuir placa controladora com processador ARM de 64MHz e 32 bits, com acelerômetro, sensor de temperatura, bússola
digital, microfone, matriz de 25 LEDs e bluetooth embarcados, e botões tipo push. A placa controladora deve permitir
programação em blocos, Phyton e JavaScript. - O conjunto deverá conter, pelo menos, os seguintes componentes eletrônic
Lote 5: Material paradidático 1? Ano do Ensino Fundamental para o aluno: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
digital web inovadora contendo jogos
digitais e atividades interativas para que os alunos aprendam conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma deverá contar com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, entre outras. Os conteúdos dos livros paradidáticos deverão estar embarcados na plataforma. Além disso, a plataforma também deverá disponibilizar um software extra ( ou APP), que apresentará o pa
Lote 6: Material paradidático 1? Ano do Ensino Fundamental para o professor: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
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digitais e atividades interativas para que os alunos aprendam conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma deverá contar com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, entre outras. Os conteúdos dos livros paradidáticos deverão estar embarcados na plataforma. Além disso, a plataforma também deverá disponibilizar um software extra ( ou APP), que apresentará
Lote 7: Material paradidático 2? Ano do Ensino Fundamental para o aluno: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
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digitais e atividades interativas para que os alunos aprendam conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma deverá contar com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, entre outras. Os conteúdos dos livros paradidáticos deverão estar embarcados na plataforma. Além disso, a plataforma também deverá disponibilizar um software extra ( ou APP), que apresentará o pa
Lote 8: Material paradidático 2? Ano do Ensino Fundamental para o professor: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
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digitais e atividades interativas para que os alunos aprendam conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma deverá contar com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, entre outras. Os conteúdos dos livros paradidáticos deverão estar embarcados na plataforma. Além disso, a plataforma também deverá disponibilizar um software extra ( ou APP), que apresentará
Lote 9: Material paradidático 3? Ano do Ensino Fundamental para o aluno: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
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digitais e atividades interativas para que os alunos aprendam conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma deverá contar com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, entre outras. Os conteúdos dos livros paradidáticos deverão estar embarcados na plataforma. Além disso, a plataforma também deverá disponibilizar um software extra ( ou APP), que apresentará o pa
Lote 10: Material paradidático 3? Ano do Ensino Fundamental para o professor: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
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Lote 11: Material paradidático 4? Ano do Ensino Fundamental para o aluno: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
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Lote 12: Material paradidático 4? Ano do Ensino Fundamental para o professor: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
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Lote 13: Material paradidático 5? Ano do Ensino Fundamental para o aluno: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
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digitais e atividades interativas para que os alunos aprendam conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma deverá contar com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, entre outras. Os conteúdos dos livros paradidáticos deverão estar embarcados na plataforma. Além disso, a plataforma também deverá disponibilizar um software extra ( ou APP), que apresentará o pa
Lote 14: Material paradidático 5? Ano do Ensino Fundamental para o professor: Deverá conter no mínimo 7 ( sete) práticas robóticas, com utilização de metodologias ativas e ensino STEAM ( Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), onde o aluno é protagonista e tem uma ação proativa no desenvolvimento da atividade robótica. Todas as práticas deverão ser contextualizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deverão estar em consonância com a BNCC, com o detalhamento das competências gerais e específicas a serem trabalhadas e deverão ter relação interdisciplinar com os componentes curriculares tradicionais ( Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). - Deverá abordar os conteúdos e conceitos específicos da Robótica
Educacional, a partir de situações cotidianas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que contemplem no mínimo Metas dos seguintes ODS:
Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; e Paz, justiça e instituições eficazes. O material deverá ser disponibilizado em versão impressa, com orientação em robótica e manual de montagem
digital, via QRCODE no livro, dos protótipos para apoio na aprendizagem, conforme descrito no item 2. 1. 2 e 2. 1. 3 deste documento. O material didático deverá disponibilizar acesso a plataforma
digital web inovadora contendo jogos
digitais e atividades interativas para que os alunos aprendam conceitos e habilidades de robótica de forma lúdica e engajante a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma deverá contar com diversas funcionalidades que enriquecem a experiência de aprendizagem, como: calendário, avatar personalizado, chats, fóruns de discussão, atividades discursivas e de múltipla escolha, entre outras. Os conteúdos dos livros paradidáticos deverão estar embarcados na plataforma. Além disso, a plataforma também deverá disponibilizar um software extra ( ou APP), que apresentará