Lote 1: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo,
autoconhecimento, cultivando bons sentimentos, resiliência, problemas, brainstorming, protótipos e vendas. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: história do dinheiro, de onde vem o dinheiro, sonhando meu futuro, princípios financeiros, poupar, economizar, planejar e consumismo. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do
desenvolvimento nos temas: Criatividade, bloqueios mentais, curiosidade e imaginação, combinatividade, pensamento visual, resolvendo coisas difíceis, colaborando para criar coisas novas e inovação. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Comunicação, liderança, proatividade, trabalho em equipe, inteligência emocional, empatia, resolução de conflitos e riscos calculados. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de
reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel com conteúdos separados por módulos coerentes com o livro do aluno e com ao menos um vídeo para cada aula indicada no livro. O
Lote 9: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, Produtos e Serviços, Negócios de revenda, Custo, lucro e preço, Identidade visual, Propaganda, Liderança, Trabalho em equipe. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Ciclo do consumo, Consumismo, Receitas e Despesas, Orçamento familiar, Planejamento no uso do dinheiro, Pesquisa de preço e economia, Investimento, rentabilidade e risco, e Consumo responsável e desperdício. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do
desenvolvimento nos temas:
Autoconhecimento, Potencialidades, Imaginação, Criatividade, Pensamento visual, Comunicação para Inovação, Bloqueios criativos. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Trabalho em Equipe, Comunicação, Liderança, Proatividade, Empatia, Inteligência Emocional, Comunicação para resolver problemas, e Resiliência. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de
reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa
Lote 21: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 6? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo,
Autoconhecimento, Inteligência emocional, Pensamento crítico, Empatia, Coragem, Resiliência, Liderança, Proatividade, e Trabalho em equipe. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Mindset financeiro, Consumo, Poupança, Investimentos, Planejamento financeiro e Ponto de equilíbrio. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do
desenvolvimento nos temas: Inovação e criatividade, Bloqueios criativos,
Solução de problemas, Inovação, Validação de
soluções, Prototipação e Pesquisa de mercado. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Comunicação, Comunicação interpessoal, Comunicação intrapessoal, Técnicas de comunicação, e Feedback. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de
reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g e encadernação em lombada.
Lote 22: LIVRO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA CRIANÇAS NO 6? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Identidade Empreendedora, Autorregulação, Empatia e
Solução de problemas. O módulo de Identidade Empreendedora deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Promover o
autoconhecimento, incentivando os alunos a reconhecerem suas emoções, valores, habilidades e interesses; Introduzir o conceito de identidade empreendedora, ajudando os alunos a identificarem características empreendedoras em si mesmos; Estimular a
reflexão sobre talentos individuais e como eles podem ser aplicados em contextos empreendedores. O módulo de Autorregulação deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Desenvolver habilidades de autorregulação emocional e comportamental; Fortalecer a resiliência para enfrentar desafios e superar obstáculos; e Promover a mentalidade de crescimento, incentivando a aprendizagem contínua e a perseverança. O módulo de Empatia deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Desenvolver a empatia e a capacidade de compreender perspectivas diferentes; Aperfeiçoar habilidades de comunicação eficaz, escuta ativa e assertividade; Incentivar a colaboração, o trabalho em equipe e a resolução de conflitos de forma construtiva; e Introduzir estratégias de networking e relacionamento interpessoal no contexto empreendedor. O módulo de
Solução de Problemas deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Aplicar as habilidades de inteligência emocional e empreendedoras na resolução de problemas reais; Estimular a criatividade e a inovação na busca de
soluções; Desenvolver projetos com impacto social ou ambiental positivo; e Aprender sobre planejamento, execução e apresentação de projetos. Cada módulo do livro deve possuir pelo menos 9 aulas totalizando 36 aulas com conteúdo e estímulos a
reflexões individuais. O livro deve apresentar também uma seção para as famílias, orientando como colaborar com o
desenvolvimento do aluno, oferecendo di
Lote 29: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 8? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. O módulo de Negócios deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: startups, finanças, MVP, Business Model Canvas, marketing e pitch, através de
reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Educação Financeira deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como:
autoconhecimento, princípios financeiros, investimentos, criptomoedas, fintechs e gestão financeira, através de
reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Inovação deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: criatividade, tecnologias exponenciais, Inteligência Artificial, blockchain, realidade aumentada e virtual, biotecnologia e fabricação digital, através de
reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Pessoas e Comunicação deve ter aulas destinadas a ampliar o entendimento do conceito, análise e aplicação de elementos relacionados: User Experience, Interface de Usuário, Ferramentas de UX, Customer Success, através de
reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de
reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g e encadernação em lombada.