Lote 1: Consulta Médica - Clínica Geral . Avaliação vestibular: É um exame que tem como finalidade avaliar o sistema vestibular, também conhecido como labirinto. É importante na avaliação Otoneurológica, na análise da função do labirinto e suas correlações com o sistema nervoso central. É indicado para pessoas com tontura, vertigem, náusea, zumbido, perda auditiva, enxaqueca. .
Lote 2: Exame de Otorrinolaringologia . Audiometria tonal: avalia as respostas do paciente a sons, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do examinando aos estímulos auditivos fornecidos pelo examinador. Pode ser feito por via aérea comum ou por via óssea.
Lote 3: Exame de Otorrinolaringologia . Audiometria vocal: avalia a capacidade de compreensão da fala humana. O paciente demonstrará sua percepção e compreensão da fala humana emitida pelo examinador. .
Lote 4: Consulta Médica - Clínica Geral . Reabilitação vestibular: É um tratamento não invasivo, baseado em um grupo de exercícios personalizados. Seu fundamento baseia- se na plasticidade neural do sistema nervoso central, com a utilização de mecanismos para o restabelecimento e manutenção do equilíbrio corporal por meio do estímulo dos três sistemas a cima citados ( vestibular, visual e somatossensorial). A reabilitação vestibular deve ser individualizada para cada paciente de acordo com a origem da tontura e ou vertigem. Essa técnica pode ser aplicada por profissionais da fisioterapia e fonoaudiologia. .
Lote 5: Consulta Médica - Clínica Geral . Emissões otoacústica: exame para a detecção de alterações auditivas de origem coclear. Consiste em método objetivo, relativamente simples, rápido, não invasivo, o qual dispensa o uso de eletrodos e que pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando- se sua aplicação em recém- nascidos. .
Lote 6: Exame de Otorrinolaringologia . Impedanciometria: avalia a membrana timpânica e os ossículos ( martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio, e pode sugerir um quadro de infecção, disfunção tubária ou outros problemas.
Lote 7: Exame de Otorrinolaringologia . Nasofibroscopia: A nasofibroscopia é um exame de diagnóstico que permite avaliar a cavidade nasal, até à laringe, através da utilização de um aparelho chamado de nasofibroscópio, que possui uma câmera que permite visualizar o interior do nariz e as estruturas dessa região, e registar as imagens num computador. Este exame está indicado para auxiliar no diagnóstico de alterações da cavidade nasal, como desvios no septo nasal, sinusite, tumores nasais, entre outros, já que permite identificar estruturas anatômicas com precisão e visualizar a cavidade nasal com um ângulo de visão e iluminação adequada, além de detectar a presença de corpos estranhos nas vias aéreas superiores. .
Lote 8: Exame de Otorrinolaringologia . Avalição do processamento auditivo central: Avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa ( analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou. O exame é feito dentro de uma cabina acústica e o indivíduo realizará alguns testes, selecionados de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações auditivas. Esses testes têm por finalidade avaliar as habilidades auditivas para que possamos compreender melhor se algum desses processos está alterado. .
Lote 9: Exame de Otorrinolaringologia . Teste da função vestibular ( tfv) por videonistagmografia ( vng): tem como objetivo avaliar a função vestibular ( responsável pelo equilíbrio) de forma indireta, através da observação dos movimentos oculares involuntários, os chamados nistagmos. .
Lote 10: Exame de Otorrinolaringologia . Teste da linguinha: O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. .
Lote 11: Exame de Otorrinolaringologia . Teste da linguinha: O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
Lote 12: Exame de Otorrinolaringologia . Videoendoscopia da deglutição ( v. e. d. ): realizado em pacientes que apresentam dificuldade durante a alimentação, já em estágios avançados, como a disfagia, os engasgos frequentes. Este exame possibilita a observação da passagem de alimentos, sejam eles líquidos, sólidos ou pastosos, na região da laringe, orofaringe, hipofaringe, e também a visualização de refluxo rinofaríngeo. A vídeo endoscopia da deglutição é realizada pelo nariz, para avaliar o funcionamento da musculatura responsável pelo processo de deglutição, por um otorrinolaringologista. Para isso utiliza- se o mesmo aparelho da Vídeo endoscopia Nasal, o nasofibroscópio, direcionando- se a câmera para que se possa ver a laringe e a entrada do esôfago. .
Lote 13: Exame de Otorrinolaringologia . Videoendoscopia nasossinusal: Através de uma fibra ótica fina introduzida no nariz, avalia- se a cavidade e estruturas nasais Exame feito através de endoscópio rígido. Estes exames são fundamentais para diagnóstico pré- operatório de problemas de nariz e seios da face, auxiliando adequada cirurgia. .
Lote 14: Exame de Otorrinolaringologia . Sessão de fonoterapia: É um acompanhamento individual para pacientes com problemas de fala, linguagem, escrita, voz ou audição que podem estar presentes em bebês, crianças ou adultos. As sessões são realizadas uma ou duas vezes na semana de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada paciente. .
Lote 15: Exame de Otorrinolaringologia . Videoendoscopia com estroboscopia: é um exame realizado por um telescópio rígido ou por nasofibroscópio flexível, com sistema de iluminação que gera uma luz estroboscópica, que permite avaliar com muito mais detalhes o movimento das cordas vocais, tornando assim o diagnóstico de lesões muito mais apurado. As informações obtidas pelo vídeo laringoestroboscopia permitem diagnosticar as doenças laríngeas com mais precisão, tornando assim o tratamentomais específico.
Lote 16: Exame de Otorrinolaringologia . Aspiração/lavagem de ouvido: É um procedimento que permite remover o excesso de cera, mas que também pode ser usado para retirar qualquer tipo de sujeira que tenha se acumulado mais profundamente no canal auditivo ao longo do tempo. .
Lote 17: Exame de Otorrinolaringologia . Videolaringoscopia: com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. Procuram- se lesões ou sinais sugestivos de doenças que acometam a boca, garganta, base da língua e pregas vocais. O exame é realizado com endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para diagnóstico, acompanhamento da evolução e constatação da cura das mais diversas doenças desde a cavidade oral até a laringe. .
Lote 18: Exame de Otorrinolaringologia . Bera adulto: É um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico. É indicado sempre que houver suspeita de perda ou deficiência auditiva em qualquer faixa etária. .
Lote 19: Exame de Otorrinolaringologia . Bera infantil: É um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico. Realizado em crianças que apresentam falhas na triagem neonatal ou teste da orelhinha. .
Lote 20: Exame de Otorrinolaringologia . Bera com sedação: É um exame não invasivo, indolor e extremamente importante, utilizado para determinar o nível de resposta auditiva, principalmente em recém- nascidos, autistas e crianças portadoras de necessidades especiais. .
Lote 21: Exame de Otorrinolaringologia . Polissonografia: É o exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações. É indicado principalmente para pessoas que apresentam sonolência excessiva, roncos exacerbados e noites mal dormidas frequentes.
Lote 22: Consulta Médica - Clínica Geral . Avaliação vestibular: É um exame que tem como finalidade avaliar o sistema vestibular, também conhecido como labirinto. É importante na avaliação Otoneurológica, na análise da função do labirinto e suas correlações com o sistema nervoso central. É indicado para pessoas com tontura, vertigem, náusea, zumbido, perda auditiva, enxaqueca. .
Lote 23: Exame de Otorrinolaringologia . Audiometria tonal: avalia as respostas do paciente a sons, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do examinando aos estímulos auditivos fornecidos pelo examinador. Pode ser feito por via aérea comum ou por via óssea.
Lote 24: Exame de Otorrinolaringologia . Audiometria vocal: avalia a capacidade de compreensão da fala humana. O paciente demonstrará sua percepção e compreensão da fala humana emitida pelo examinador. .
Lote 25: Consulta Médica - Clínica Geral . Reabilitação vestibular: É um tratamento não invasivo, baseado em um grupo de exercícios personalizados. Seu fundamento baseia- se na plasticidade neural do sistema nervoso central, com a utilização de mecanismos para o restabelecimento e manutenção do equilíbrio corporal por meio do estímulo dos três sistemas a cima citados ( vestibular, visual e somatossensorial). A reabilitação vestibular deve ser individualizada para cada paciente de acordo com a origem da tontura e ou vertigem. Essa técnica pode ser aplicada por profissionais da fisioterapia e fonoaudiologia. .
Lote 26: Consulta Médica - Clínica Geral . Emissões otoacústica: exame para a detecção de alterações auditivas de origem coclear. Consiste em método objetivo, relativamente simples, rápido, não invasivo, o qual dispensa o uso de eletrodos e que pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando- se sua aplicação em recém- nascidos. .
Lote 27: Exame de Otorrinolaringologia . Impedanciometria: avalia a membrana timpânica e os ossículos ( martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio, e pode sugerir um quadro de infecção, disfunção tubária ou outros problemas.
Lote 28: Exame de Otorrinolaringologia . Nasofibroscopia: A nasofibroscopia é um exame de diagnóstico que permite avaliar a cavidade nasal, até à laringe, através da utilização de um aparelho chamado de nasofibroscópio, que possui uma câmera que permite visualizar o interior do nariz e as estruturas dessa região, e registar as imagens num computador. Este exame está indicado para auxiliar no diagnóstico de alterações da cavidade nasal, como desvios no septo nasal, sinusite, tumores nasais, entre outros, já que permite identificar estruturas anatômicas com precisão e visualizar a cavidade nasal com um ângulo de visão e iluminação adequada, além de detectar a presença de corpos estranhos nas vias aéreas superiores. .
Lote 29: Exame de Otorrinolaringologia . Avalição do processamento auditivo central: Avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa ( analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou. O exame é feito dentro de uma cabina acústica e o indivíduo realizará alguns testes, selecionados de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações auditivas. Esses testes têm por finalidade avaliar as habilidades auditivas para que possamos compreender melhor se algum desses processos está alterado. .
Lote 30: Exame de Otorrinolaringologia . Teste da função vestibular ( tfv) por videonistagmografia ( vng): tem como objetivo avaliar a função vestibular ( responsável pelo equilíbrio) de forma indireta, através da observação dos movimentos oculares involuntários, os chamados nistagmos. .
Lote 31: Exame de Otorrinolaringologia . Teste da linguinha: O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. .
Lote 32: Exame de Otorrinolaringologia . Teste da linguinha: O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
Lote 33: Exame de Otorrinolaringologia . Videoendoscopia da deglutição ( v. e. d. ): realizado em pacientes que apresentam dificuldade durante a alimentação, já em estágios avançados, como a disfagia, os engasgos frequentes. Este exame possibilita a observação da passagem de alimentos, sejam eles líquidos, sólidos ou pastosos, na região da laringe, orofaringe, hipofaringe, e também a visualização de refluxo rinofaríngeo. A vídeo endoscopia da deglutição é realizada pelo nariz, para avaliar o funcionamento da musculatura responsável pelo processo de deglutição, por um otorrinolaringologista. Para isso utiliza- se o mesmo aparelho da Vídeo endoscopia Nasal, o nasofibroscópio, direcionando- se a câmera para que se possa ver a laringe e a entrada do esôfago. .
Lote 34: Exame de Otorrinolaringologia . Videoendoscopia nasossinusal: Através de uma fibra ótica fina introduzida no nariz, avalia- se a cavidade e estruturas nasais Exame feito através de endoscópio rígido. Estes exames são fundamentais para diagnóstico pré- operatório de problemas de nariz e seios da face, auxiliando adequada cirurgia. .
Lote 35: Exame de Otorrinolaringologia . Sessão de fonoterapia: É um acompanhamento individual para pacientes com problemas de fala, linguagem, escrita, voz ou audição que podem estar presentes em bebês, crianças ou adultos. As sessões são realizadas uma ou duas vezes na semana de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada paciente. .
Lote 36: Exame de Otorrinolaringologia . Videoendoscopia com estroboscopia: é um exame realizado por um telescópio rígido ou por nasofibroscópio flexível, com sistema de iluminação que gera uma luz estroboscópica, que permite avaliar com muito mais detalhes o movimento das cordas vocais, tornando assim o diagnóstico de lesões muito mais apurado. As informações obtidas pelo vídeo laringoestroboscopia permitem diagnosticar as doenças laríngeas com mais precisão, tornando assim o tratamentomais específico.
Lote 37: Exame de Otorrinolaringologia . Aspiração/lavagem de ouvido: É um procedimento que permite remover o excesso de cera, mas que também pode ser usado para retirar qualquer tipo de sujeira que tenha se acumulado mais profundamente no canal auditivo ao longo do tempo. .
Lote 38: Exame de Otorrinolaringologia . Videolaringoscopia: com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. Procuram- se lesões ou sinais sugestivos de doenças que acometam a boca, garganta, base da língua e pregas vocais. O exame é realizado com endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para diagnóstico, acompanhamento da evolução e constatação da cura das mais diversas doenças desde a cavidade oral até a laringe. .
Lote 39: Exame de Otorrinolaringologia . Bera adulto: É um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico. É indicado sempre que houver suspeita de perda ou deficiência auditiva em qualquer faixa etária. .
Lote 40: Exame de Otorrinolaringologia . Bera infantil: É um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico. Realizado em crianças que apresentam falhas na triagem neonatal ou teste da orelhinha. .
Lote 41: Exame de Otorrinolaringologia . Bera com sedação: É um exame não invasivo, indolor e extremamente importante, utilizado para determinar o nível de resposta auditiva, principalmente em recém- nascidos, autistas e crianças portadoras de necessidades especiais. .
Lote 42: Exame de Otorrinolaringologia . Polissonografia: É o exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações. É indicado principalmente para pessoas que apresentam sonolência excessiva, roncos exacerbados e noites mal dormidas frequentes.