Lote 1: R$ ****,00 - Material estruturado de Língua Portuguesa, para os estudantes do 6? ano, com foco nas habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) e nas avaliações externas ( Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB) e o ( Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE), de acordo com as práticas de linguagem e os objetos de conhecimento definidos pela BNCC: Leitura: apreciação e réplica; relação entre gêneros e mídias; estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; efeitos de sentido; reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero ( Lei, código, estatuto, código, regimento etc. ); apreciação e réplica; reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero; relação entre textos; apreciação e réplica; estratégias e procedimentos de leitura; relação do verbal com outras semioses; procedimentos e gêneros de apoio à compreensão; reconstrução das condições de produção, circulação e recepção; apreciação e réplica; reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos; adesão às práticas de leitura; reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos; caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital; apreciação e réplica; relação entre textos; estratégia de leitura; distinção de fato e opinião; estratégia de leitura: identificação de teses e argumentos; apreciação e réplica; efeitos de sentido; exploração da multissemiose; estratégias e procedimentos de leitura em textos legais e normativos; contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social; relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros ( carta de solicitação, carta de r
Lote 2: R$ ****,00 - Material estruturado de Língua Portuguesa, para os professores do 6? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC e nas matrizes de avaliação externa em larga escala ( SAEB), com: Sugestões e orientações, compostas por conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem, a oralidade, a leitura e a escrita em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Para tanto, está organizada da seguinte forma: trabalhando os gêneros textuais da coleção, habilidades da BNCC trabalhadas por campo e respostas das atividades por eixo/prática de linguagem, com no mínimo 50 páginas, impresso em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Livro de atividades, com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com os conteúdos definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes necessários para atuar de forma autônoma como leitor e escritor dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo os diversos gêneros textuais, distribuídas em práticas de oralidade, leitura, análise linguística/semiótica e produção de textos. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m, 4x0, acabamento preferencial em espiral. Suplemento de questões, com atividades complementares com exercícios fundamentados nas avaliações em larga escala do Sistem
Lote 3: R$ ****,00 - Material estruturado de Língua Portuguesa, para os estudantes do 7? ano, com foco nas habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) e nas avaliações externas ( Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB) e o ( Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE), de acordo com as práticas de linguagem e os objetos de conhecimento definidos pela BNCC: Leitura: apreciação e réplica; relação entre gêneros e mídias; estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; efeitos de sentido; reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero ( Lei, código, estatuto, código, regimento etc. ); apreciação e réplica; reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero; relação entre textos; apreciação e réplica; estratégias e procedimentos de leitura; relação do verbal com outras semioses; procedimentos e gêneros de apoio à compreensão; reconstrução das condições de produção, circulação e recepção; apreciação e réplica; reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos; adesão às práticas de leitura; reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos; caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital; apreciação e réplica; relação entre textos; estratégia de leitura; distinção de fato e opinião; estratégia de leitura: identificação de teses e argumentos; apreciação e réplica; efeitos de sentido; exploração da multissemiose; estratégias e procedimentos de leitura em textos legais e normativos; contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social; relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros ( carta de solicitação, carta de r
Lote 4: R$ ****,00 - Material estruturado de Língua Portuguesa, para os professores do 7? ano, com foco nas habilidades em Linguagem, de acordo com a BNCC e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com: Sugestões e orientações, com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem, a oralidade, a leitura e a escrita em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Para tanto, está organizada da seguinte forma: trabalhando os gêneros textuais da Coleção, habilidades da BNCC trabalhadas por campo e respostas das atividades por eixo/prática de linguagem. Quantidade mínima de 50 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Livro de atividades, com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com os conteúdos definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes necessários para atuar de forma autônoma como leitor e escritor dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo os diversos gêneros textuais, distribuídas em práticas de oralidade, leitura, análise linguística/semiótica e produção de textos. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m, 4x0, acabamento preferencial em espiral. Suplemento de questões, composto por atividades complementares com exercícios
Lote 5: R$ ****,00 - Material estruturado de Língua Portuguesa, para os estudantes do 8? ano, com foco nas habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), e nas avaliações externas ( Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB) e o ( Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE), de acordo com as práticas de linguagem e os objetos de conhecimento definidos pela BNCC: Leitura: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos; caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital; estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; apreciação e réplica; relação entre textos; efeitos de sentido; exploração da multissemiose; reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos; contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social; relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros; estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos; curadoria de informação; relação entre textos; reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. Produção de textos: estratégia de produção: planejamento de textos informativos; estratégia de produção: textualização de textos informativos; estratégia de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos; textualização de textos argumentativos e apreciativos; estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários; estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos; estratégias de escrita: textualização, revisão e edição; construção da textualidade; relação entre textos. Oralidade: estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados; estratégias de produção: planejamento, realização e ediçã
Lote 6: R$ ****,00 - Material estruturado de Língua Portuguesa, para os professores do 8? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com: Sugestões e orientações, compostas por conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem, a oralidade, a leitura e a escrita em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Para tanto, está organizada da seguinte forma: trabalhando os gêneros textuais da coleção, habilidades da BNCC trabalhadas por campo e respostas das atividades por eixo/prática de linguagem. Quantidade mínima de 50 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Livro de atividades, com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com os conteúdos definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes necessários para atuar de forma autônoma como leitor e escritor dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo os diversos gêneros textuais, distribuídas em práticas de oralidade, leitura, análise linguística/semiótica e produção de textos. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m, 4x0, acabamento preferencial em espiral. Suplemento de questões, com atividades complementares com exercícios fundamentados
Lote 7: R$ ****,00 - Material estruturado de Língua Portuguesa, para os estudantes do 9? ano, com foco nas habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) e nas avaliações externas ( Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB) e o ( Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE), de acordo com as práticas de linguagem e os objetos de conhecimento definidos pela BNCC: Leitura: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos; caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital; estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; apreciação e réplica; relação entre textos; efeitos de sentido; exploração da multissemiose; reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos; contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social; relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros; estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos; curadoria de informação; relação entre textos; reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. Produção de textos: estratégia de produção: planejamento de textos informativos; estratégia de produção: textualização de textos informativos; estratégia de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos; textualização de textos argumentativos e apreciativos; estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários; estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos; estratégias de escrita: textualização, revisão e edição; construção da textualidade; relação entre textos. Oralidade: estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados; estratégias de produção: planejamento, realização e edição
Lote 8: R$ ****,00 - Material estruturado de Língua Portuguesa, para os professores do 9? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas matrizes de avaliação externa em larga escala ( SAEB), com: Sugestões e orientações: com conteúdo que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem, a oralidade, a leitura e a escrita em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Para tanto, está organizada da seguinte forma: trabalhando os gêneros textuais da coleção, habilidades da BNCC trabalhadas por campo e respostas das atividades por eixo/prática de linguagem. No mínimo de 50 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Livro de atividades, com no mínimo 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com os conteúdos definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes necessários para atuar de forma autônoma como leitor e escritor dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo os diversos gêneros textuais, distribuídos em práticas de oralidade, leitura, análise linguística/semiótica e produção de textos. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m, 4x0, acabamento preferencial em espiral. Suplemento de questões, com atividades complementares com exercícios fundamentados nas avaliações em larga escala do S
Lote 9: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática, para os estudantes do 6? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB), com: Livro de atividades, com, no mínimo, de 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com as unidades temáticas e objetos de conhecimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC): I) Números - sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal; operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais; divisão euclidiana; fluxograma para determinar a paridade de um número natural; múltiplos e divisores de um número natural; números primos e compostos; frações: significados ( parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações; operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números racionais; aproximação de números para múltiplos de potências de 10; cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da regra de três. II) Álgebra - propriedades da igualdade; problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo. III) Geometria - plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados; prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus elementos ( vértices, faces e arestas); polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas; construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares. IV) Grandezas e medidas - problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tem
Lote 10: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática, para os professores do 6? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com: Sugestões e orientações, com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem matemática em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Para tanto, está organizado da seguinte forma: trabalhando as unidades temáticas da coleção, habilidades da BNCC trabalhadas por campo, respostas das atividades no eixo/prática de linguagem matemática ( Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e estatística). Quantidade mínima de 50 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m2, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Livro de atividades, com, no mínimo, de 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com as unidades temáticas definidas pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes necessários para atuar de forma autônoma como leitor e escritor matemático dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo as diversas experiências e conhecimentos matemáticos em unidades temáticas, distribuídas em práticas sociais de linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m2, 4x4, capa em papel cartão, gramatura
Lote 11: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática, para os estudantes do 7? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB), com: Livro de atividades, com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com as unidades temáticas e objetos de conhecimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC): I) Números - múltiplos e divisores de um número natural; cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples; números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações; fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador; números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações. II) Álgebra - linguagem algébrica: variável e incógnita; equivalência de expressões algébricas: identificação da regularidade de uma sequência numérica; problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais; equações polinomiais do 1? grau. III) Geometria - transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem; simetrias de translação, rotação e reflexão; a circunferência como lugar geométrico; relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal; triângulos: construção, condição de existência e soma das medidas dos ângulos internos; polígonos regulares: quadrado e triângulo equilátero. IV) Grandezas e medidas - problemas envolvendo medições; cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando unidades de medida convencionais mais usuais; equivalência de área de figuras planas: cálculo de áreas de figuras que podem ser decompostas por outras, cujas áreas podem ser facilmente determinadas como triângulos e quadriláteros; medida do comprimento da circunferência. V)
Lote 12: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática, para os professores do 7? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com: Sugestões e orientações com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem matemática em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Para tanto, está organizado da seguinte forma: trabalhando as unidades temáticas da coleção, habilidades da BNCC trabalhadas por campo, respostas das atividades no eixo/prática de linguagem matemática ( Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e estatística). Quantidade mínima de 50 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m2, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Livro de atividades, com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com as unidades temáticas definidas pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes necessários para atuar de forma autônoma como leitor e escritor matemático dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo as diversas experiências e conhecimentos matemáticos em unidades temáticas, distribuídas em práticas sociais de linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m2, 4x4, capa em papel cartão, gramatura míni
Lote 13: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática, para os estudantes do 8? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB), com: Livro de atividades, com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com as unidades temáticas e objetos de conhecimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC): I) Números - notação científica; potenciação e radiciação; o princípio multiplicativo da contagem; porcentagens; dízimas periódicas: fração geratriz. II) Álgebra - valor numérico de expressões algébricas; associação de uma equação linear de 1? grau a uma reta no plano cartesiano; sistema de equações polinomiais de 1? grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano; equação polinomial de 2? grau do tipo ax2 = b; sequências recursivas e não recursivas; variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais. III) Geometria - congruência de triângulos e demonstrações de propriedades de quadriláteros; construções geométricas: ângulos de 90?, 60?, 45? e 30? e polígonos regulares; mediatriz e bissetriz como lugares geométricos: construção e problemas; transformações geométricas: simetrias de translação, reflexão e rotação. IV) Grandezas e medidas - área de figuras planas; área do círculo e comprimento de sua circunferência; volume de bloco retangular; medidas de capacidade. V) Probabilidade e estatística - princípio multiplicativo da contagem; soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral; gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados; organização dos dados de uma variável contínua em classes; medidas de tendência central e de dispersão; pesquisas censitária ou amostral; planejamento e execução de pesquisa amostral, para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes
Lote 14: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática, para os professores do 8? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com: Sugestões e orientações, com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem matemática em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Para tanto, está organizado da seguinte forma: trabalhando as unidades temáticas da Coleção, habilidades da BNCC trabalhadas por campo, respostas das atividades no eixo/prática de linguagem matemática ( Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e estatística). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m2, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Livro de atividades, com no mínimo 20 atividades organizadas em seções/unidades, com as unidades temáticas definidas pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes necessários para atuar de forma autônoma como leitor e escritor matemático dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo as diversas experiências e conhecimentos matemáticos em unidades temáticas, distribuídas em práticas sociais de linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m2, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250
Lote 15: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática, para os estudantes do 9? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com: Livro de atividades, com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, com as unidades temáticas definidas pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC): I) Números - necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta; números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica; potências com expoentes negativos e fracionários; números reais: notação científica e problemas; porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos. II) Álgebra - funções: representações numérica, algébrica e gráfica; razão entre grandezas de espécies diferentes; grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais; expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis; resolução de equações polinomiais do 2? grau por meio de fatorações. III) Geometria - demonstrações de relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal; relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo; semelhança de triângulos; relações métricas no triângulo retângulo Teorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstração; retas paralelas cortadas por transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais; polígonos regulares; distância entre pontos no plano cartesiano; vistas ortogonais de figuras espaciais. IV) Grandezas e medidas - unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas; unidades de medida utilizadas na informática Volume de prismas e cilindros. V) Probabilidade e estatística - análise de probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e independentes; análise de gráficos divulgados pela mídia: elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação; leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de coluna
Lote 16: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática, para os professores do 9? ano, com foco nas habilidades descritas na BNCC, e nas matrizes de avaliação externa em larga escala ( SAEB), com: Sugestões e orientações, com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem matemática em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Para tanto, está organizado da seguinte forma: trabalhando as unidades temáticas da coleção, habilidades da BNCC trabalhadas por campo, respostas das atividades no eixo/prática de linguagem matemática ( Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e estatística). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m2, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Livro de atividades, com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com as unidades temáticas definidas pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca dos saberes necessários para atuar de forma autônoma como leitor e escritor matemático dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo as diversas experiências e conhecimentos matemáticos em unidades temáticas, distribuídas em práticas sociais de linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 140 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m2, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/
Lote 17: R$ ****,00 - Material estruturado de Ciências da Natureza, para os estudantes do 6? ano, com foco nas habilidades da BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com atividades, organizadas em seções, de acordo com as unidades temáticas e os objetos de conhecimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC): Matéria e Energia: misturas homogêneas e heterogêneas; separação de materiais; materiais sintéticos; transformações químicas. Vida e Evolução: célula como unidade da vida; interação entre os sistemas locomotor e nervoso; lentes corretivas. Terra e Universo: forma, estrutura e movimentos da Terra. Livro de atividades com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca das práticas sociais de letramento científico dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo as diversas experiências e conhecimentos científicos relacionados às ciências da natureza no mínimo em três unidades temáticas contemplando conhecimentos científicos que circulam nas esferas sociais ( Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo), distribuídas em práticas sociais de linguagem científica e experimentação com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 56 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m, 4x0, acabamento preferencialmente em espiral. Conjunto de avaliações com, no mínimo, 3 unidades, com quantidade mínima de 8 páginas em cada, acabamento preferencial em canoa grampeada no tamanho aproximado de ****, com miolo em papel off
Lote 18: R$ ****,00 - Material estruturado de Ciências da Natureza, para os professores do 6? ano, com foco nas habilidades da BNCC, de acordo com a BNCC e nas matrizes de avaliação externa em larga escala ( SAEB), com: Sugestões e orientações, com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os estudantes em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Com quantidade mínima de 56 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Conjunto de avaliações com, no mínimo, 3 unidades, com no mínimo de 8 páginas em cada, acabamento em canoa grampeada no tamanho aproximado de ****, com miolo preferencialmente em papel offset na gramatura mínima 75 g/m, no mínimo, 2 cores na frente e sem impressão no verso, tendo como objetivo propiciar a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes com relação às habilidades previstas a partir do trabalho com os descritores da Matriz de Referência do SAEB. As respostas do instrumental avaliativo ( provas) devem possibilitar a tabulação através de plataforma digital. Atividades formativas com carga horária mínima de 16 h/a em modelo híbrido com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Uso de plataforma eletrônica de formação e avaliação.
Lote 19: R$ ****,00 - Material estruturado de Ciências da Natureza, para os estudantes do 7? ano, com foco nas habilidades da BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com atividades, organizadas em seções, de acordo com as unidades temáticas e os objetos de conhecimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC): Matéria e Energia: máquinas simples; formas de propagação do calor; equilíbrio termodinâmico e vida na Terra; história dos combustíveis e das máquinas térmicas. Vida e Evolução: diversidade de ecossistemas; fenômenos naturais e impactos ambientais; programas e indicadores de saúde pública. Terra e Universo: composição do ar; efeito estufa; camada de ozônio; fenômenos naturais ( vulcões, terremotos e tsunamis); placas tectônicas e deriva continental. Livro de atividades com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções/unidades, de acordo com os conteúdos definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca das práticas sociais de letramento científico dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo as diversas experiências e conhecimentos científicos relacionados às ciências da natureza, no mínimo em três unidades temáticas contemplando conhecimentos científicos que circulam nas esferas sociais ( Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo), distribuídas em práticas sociais de linguagem científica e experimentação com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 56 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m, 4x0, acabamento preferencialmente em espiral. Conjunto de
Lote 20: R$ ****,00 - Material estruturado de Ciências da Natureza, para os professores do 7? ano, com foco nas habilidades da BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB). Sugestões e orientações, com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho que traz sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Quantidade mínima de 56 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Conjunto de avaliações com, no mínimo, 3 unidades, com no mínimo de 8 páginas em cada, acabamento em canoa grampeada no tamanho aproximado de ****, com miolo preferencialmente em papel offset na gramatura mínima 75 g/m, no mínimo 2 cores na frente e sem impressão no verso, com o objetivo de propiciar a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes com relação às habilidades previstas a partir do trabalho com os descritores da Matriz de Referência do SAEB. As respostas do instrumental avaliativo ( provas) devem possibilitar a tabulação através de plataforma digital. Atividades formativas com carga horária mínima de 16 h/a em modelo híbrido com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Uso de plataforma eletrônica de formação e avaliação.
Lote 21: R$ ****,00 - Material estruturado de Ciências da Natureza, para os estudantes do 8? ano, com foco nas habilidades da BNCC, e avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com atividades, organizadas em seções, de acordo com as unidades temáticas e os objetos de conhecimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC): Matéria e Energia: fontes e tipos de energia; transformação de energia; cálculo de consumo de energia elétrica; circuitos elétricos; uso consciente de energia elétrica. Vida e Evolução: mecanismos reprodutivos; sexualidade. Terra e Universo: sistema Sol, Terra e Lua; clima. Livro de atividades com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções, de acordo com os conteúdos definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca das práticas sociais de letramento científico dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo as diversas experiências e conhecimentos científicos relacionados às ciências da natureza em no mínimo três unidades temáticas contemplando conhecimentos científicos que circulam nas esferas sociais ( Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo), distribuídas em práticas sociais de linguagem científica e experimentação com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 56 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m, 4x0, acabamento preferencialmente em espiral. Conjunto de avaliações com, no mínimo, 3 unidades, com quantidade mínima de 8 páginas em cada, acabamento preferencial em canoa grampeada no tamanho aproximado de ****, com miolo em papel offset na gra
Lote 22: R$ ****,00 - Material estruturado de Ciências da Natureza, para os professores do 8? ano, com foco nas habilidades da BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB). Sugestões e orientações, com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho que traz sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Quantidade mínima de 56 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Conjunto de avaliações com, no mínimo, 3 unidades, com no mínimo de 8 páginas em cada, acabamento em canoa grampeada no tamanho aproximado de ****, com miolo preferencialmente em papel offset na gramatura mínima 75 g/m, no mínimo 2 cores na frente e sem impressão no verso, tendo como objetivo propiciar a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes com relação às habilidades previstas a partir do trabalho com os descritores da Matriz de Referência do SAEB. As respostas do instrumental avaliativo ( provas) devem possibilitar a tabulação através de plataforma digital. Atividades formativas com carga horária mínima de 16 h/a em modelo híbrido com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Uso de plataforma eletrônica de formação e avaliação.
Lote 23: R$ ****,00 - Material estruturado de Ciências da Natureza, para os estudantes do 9? ano, com foco nas habilidades da BNCC, e nas avaliações externas de larga escala ( matriz de referência do SAEB), com atividades, organizadas em seções, de acordo com as unidades temáticas e os objetos de conhecimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC): Matéria e Energia: aspectos quantitativos das transformações químicas; estrutura da matéria; radiações e suas aplicações na saúde. Vida e Evolução: hereditariedade; ideias evolucionistas; preservação da biodiversidade. Terra e Universo: composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo; astronomia e cultura; vida humana fora da Terra; ordem de grandeza astronômica; evolução estelar. Livro de atividades com, no mínimo, 20 atividades organizadas em seções, de acordo com os conteúdos definidos pela Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) para serem trabalhadas em sala de aula, colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno acerca das práticas sociais de letramento científico dentro e fora do contexto escolar, de forma criativa, interativa, crítica e reflexiva, através de sequências didáticas com atividades envolvendo as diversas experiências e conhecimentos científicos relacionados às ciências da natureza em três unidades temáticas contemplando conhecimentos científicos que circulam nas esferas sociais ( Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo), distribuídas em práticas sociais de linguagem científica e experimentação com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação. A aplicação das atividades deve seguir rotina sugerida e ser plenamente compatível com o uso dos livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD). Quantidade mínima de 56 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 90 g/m, 4x4, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m, 4x0, acabamento preferencialmente em espiral. Conjunto de avaliações com, no mínimo, 3 unidades, com quantidade mínima de 8 páginas
Lote 24: R$ ****,00 - Material estruturado de Ciências da Natureza, para os professores do 9? ano, com foco nas habilidades da BNCC, e nas matrizes de avaliação externa em larga escala ( SAEB). Sugestões e orientações, com conteúdos que colaboram com a prática pedagógica do professor, com orientações e sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho que traz sugestões de interação a serem realizadas com os alunos em cada atividade, objetivando o trabalho com a linguagem em seu caráter social, histórico, cultural, interativo e dinâmico, na formação de conceitos científicos necessários para a construção desses saberes. Quantidade mínima de 56 páginas, impresso preferencialmente em papel offset, gramatura mínima de 75 g/m, capa em papel cartão, gramatura mínima de 250 g/m. Conjunto de avaliações com, no mínimo, 3 unidades, com no mínimo de 8 páginas em cada, acabamento em canoa grampeada no tamanho aproximado de ****, com miolo preferencialmente em papel offset na gramatura mínima 75 g/m, no mínimo 2 cores na frente e sem impressão no verso, tem como objetivo propiciar a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes com relação às habilidades previstas a partir do trabalho com os descritores da Matriz de Referência do SAEB. As respostas do instrumental avaliativo ( provas) devem possibilitar a tabulação através de plataforma digital. Atividade formativa com carga horária mínima de 16 h/a em modelo híbrido com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Uso de plataforma eletrônica de formação e avaliação.
Lote 25: R$ ****,00 - Material estruturado da Língua Portuguesa ( micro- habilidades), para estudantes do 6? ano do Ensino Fundamental, estruturado para desenvolver competências linguísticas essenciais e garantir uma aprendizagem progressiva e eficaz. Organizado em seções temáticas, cada uma tem um objetivo específico na jornada de aprendizado considerando, as micro- habilidades: A primeira seção deverá oferecer uma revisão interativa dos conceitos fundamentais, reforçando as bases do conhecimento; a segunda seção deverá focar na prática aplicada, conectando essas habilidades ao cotidiano e ao ambiente escolar; a terceira seção deverá preparar os alunos para avaliações externas, familiarizando- os com o formato e as exigências das provas; e esta última deverá apresentar atividades específicas que consolidam o aprendizado, garantindo a aplicação eficaz das competências em diferentes contextos. Contendo no mínimo 100 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Conjunto de, no mínimo, 3 avaliações, as avaliações devem ser impressas e divididas em blocos, construídas a partir da Matriz de Referência do SAEB.
Lote 26: R$ ****,00 - Material estruturado em Língua Portuguesa ( micro- habilidades) para professores do 6? ano do Ensino Fundamental, composto por: Guia de orientações didáticas, detalhando os objetivos pedagógicos de cada seção e a lógica por trás das respostas dos alunos. Cada seção deve ser descrita com clareza, considerando as micro- habilidades e os resultados esperados, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como cada atividade contribui para o desenvolvimento das competências previstas. O Guia também deverá especificar os descritores, indicando quais habilidades e conhecimentos estão sendo avaliados em cada item, alinhando as atividades com os referenciais curriculares e as matrizes de avaliação externas. Além disso, apresenta uma análise dos distratores as respostas incorretas mais comuns , explicando a intenção pedagógica de cada uma e ajudando o professor a compreender as possíveis dificuldades e interpretações equivocadas dos alunos. Contendo no mínimo 120 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g, com brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Atividade formativa, no formato híbrido, com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Carga horária mínima de 16 h/a. Uso de ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores em seu planejamento.
Lote 27: R$ ****,00 - Material estruturado da Língua Portuguesa ( micro- habilidades), para estudantes do 7? ano do Ensino Fundamental, estruturado para desenvolver competências linguísticas essenciais e garantir uma aprendizagem progressiva e eficaz. Organizado em seções temáticas, cada uma tem um objetivo específico na jornada de aprendizado considerando, as micro- habilidades: A primeira seção deverá oferecer uma revisão interativa dos conceitos fundamentais, reforçando as bases do conhecimento; a segunda seção deverá focar na prática aplicada, conectando essas habilidades ao cotidiano e ao ambiente escolar; a terceira seção deverá preparar os alunos para avaliações externas, familiarizando- os com o formato e as exigências das provas; e esta última deverá apresentar atividades específicas que consolidam o aprendizado, garantindo a aplicação eficaz das competências em diferentes contextos. Contendo no mínimo 100 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90g, 4 x 4. Conjunto de, no mínimo, 3 avaliações devem ser impressas e divididas em blocos, construídas a partir da Matriz de Referência do SAEB.
Lote 28: R$ ****,00 - Material estruturado em Língua Portuguesa ( micro- habilidades) para professores do 7? ano do Ensino Fundamental, composto por: Guia de orientações didáticas detalhando os objetivos pedagógicos de cada seção e a lógica por trás das respostas dos alunos. Cada seção deve ser descrita com clareza, considerando as micro- habilidades e os resultados esperados, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como cada atividade contribui para o desenvolvimento das competências previstas. O Guia também deverá especificar os descritores, indicando quais habilidades e conhecimentos estão sendo avaliados em cada item, alinhando as atividades com os referenciais curriculares e as matrizes de avaliação externas. Além disso, apresenta uma análise dos distratores as respostas incorretas mais comuns , explicando a intenção pedagógica de cada uma e ajudando o professor a compreender as possíveis dificuldades e interpretações equivocadas dos alunos. Contendo no mínimo 120 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90g, 4 x 4. Atividade formativa, no formato híbrido, com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Carga horária mínima de 16 h/a. Uso de ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores em seu planejamento.
Lote 29: R$ ****,00 - Material estruturado da Língua Portuguesa ( micro- habilidades), para estudantes do 8? ano do Ensino Fundamental, estruturado para desenvolver competências linguísticas essenciais e garantir uma aprendizagem progressiva e eficaz. Organizado em seções temáticas, cada uma tem um objetivo específico na jornada de aprendizado considerando, as micro- habilidades: A primeira seção deverá oferecer uma revisão interativa dos conceitos fundamentais, reforçando as bases do conhecimento; a segunda seção deverá focar na prática aplicada, conectando essas habilidades ao cotidiano e ao ambiente escolar; a terceira seção deverá preparar os alunos para avaliações externas, familiarizando- os com o formato e as exigências das provas; e esta última deverá apresentar atividades específicas que consolidam o aprendizado, garantindo a aplicação eficaz das competências em diferentes contextos. Contendo no mínimo 100 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Conjunto de, no mínimo, 3 avaliações, as avaliações devem ser impressas e divididas em blocos, construídas a partir da Matriz de Referência do SAEB.
Lote 30: R$ ****,00 - Material estruturado em Língua Portuguesa ( micro- habilidades) para professores do 8? ano do Ensino Fundamental, composto por: Guia de orientações didáticas, detalhando os objetivos pedagógicos de cada seção e a lógica por trás das respostas dos alunos. Cada seção deve ser descrita com clareza, considerando as micro- habilidades e os resultados esperados, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como cada atividade contribui para o desenvolvimento das competências previstas. O Guia também deverá especificar os descritores, indicando quais habilidades e conhecimentos estão sendo avaliados em cada item, alinhando as atividades com os referenciais curriculares e as matrizes de avaliação externas. Além disso, apresenta uma análise dos distratores as respostas incorretas mais comuns , explicando a intenção pedagógica de cada uma e ajudando o professor a compreender as possíveis dificuldades e interpretações equivocadas dos alunos. Contendo no mínimo 120 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Atividade formativa, no formato híbrido, com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Carga horária mínima de 16 h/a. Uso de ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores em seu planejamento.
Lote 31: R$ ****,00 - Material estruturado da Língua Portuguesa ( micro- habilidades), para estudantes do 9? ano do Ensino Fundamental, estruturado para desenvolver competências linguísticas essenciais e garantir uma aprendizagem progressiva e eficaz. Organizado em seções temáticas, cada uma tem um objetivo específico na jornada de aprendizado considerando, as micro- habilidades: A primeira seção deverá oferecer uma revisão interativa dos conceitos fundamentais, reforçando as bases do conhecimento; a segunda seção deverá focar na prática aplicada, conectando essas habilidades ao cotidiano e ao ambiente escolar; a terceira seção deverá preparar os alunos para avaliações externas, familiarizando- os com o formato e as exigências das provas; e esta última deverá apresentar atividades específicas que consolidam o aprendizado, garantindo a aplicação eficaz das competências em diferentes contextos. Contendo no mínimo 100 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Conjunto de, no mínimo, 3 avaliações, as avaliações devem ser impressas e divididas em blocos, construídas a partir da Matriz de Referência do SAEB.
Lote 32: R$ ****,00 - Material estruturado em Língua Portuguesa ( micro- habilidades) para professores do 9? ano do Ensino Fundamental, composto por: Guia de orientações didáticas, detalhando os objetivos pedagógicos de cada seção e a lógica por trás das respostas dos alunos. Cada seção deve ser descrita com clareza, considerando as micro- habilidades e os resultados esperados, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como cada atividade contribui para o desenvolvimento das competências previstas. O Guia também deverá especificar os descritores, indicando quais habilidades e conhecimentos estão sendo avaliados em cada item, alinhando as atividades com os referenciais curriculares e as matrizes de avaliação externas. Além disso, apresenta uma análise dos distratores as respostas incorretas mais comuns , explicando a intenção pedagógica de cada uma e ajudando o professor a compreender as possíveis dificuldades e interpretações equivocadas dos alunos. Contendo no mínimo 120 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Atividade formativa, no formato híbrido, com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Carga horária mínima de 16 h/a. Uso de ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores em seu planejamento.
Lote 33: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática ( micro- habilidades), para estudantes do 6? ano do Ensino Fundamental, estruturado para desenvolver competências linguísticas essenciais e garantir uma aprendizagem progressiva e eficaz. Organizado em seções temáticas, cada uma tem um objetivo específico na jornada de aprendizado considerando, as micro- habilidades: A primeira seção deverá oferecer uma revisão interativa dos conceitos fundamentais, reforçando as bases do conhecimento; a segunda seção deverá focar na prática aplicada, conectando essas habilidades ao cotidiano e ao ambiente escolar; a terceira seção deverá preparar os alunos para avaliações externas, familiarizando- os com o formato e as exigências das provas; e esta última deverá apresentar atividades específicas que consolidam o aprendizado, garantindo a aplicação eficaz das competências em diferentes contextos. Contendo no mínimo 100 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Conjunto de, no mínimo, 3 avaliações, as avaliações devem ser impressas e divididas em blocos, construídas a partir da Matriz de Referência do SAEB.
Lote 34: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática em ( micro- habilidades) para professores do 6? ano do Ensino Fundamental, composto por: Guia de orientações didáticas composto por detalhando os objetivos pedagógicos de cada seção e a lógica por trás das respostas dos alunos. Cada seção deve ser descrita com clareza, considerando as micro- habilidades e os resultados esperados, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como cada atividade contribui para o desenvolvimento das competências previstas. O Guia também deverá especificar os descritores, indicando quais habilidades e conhecimentos estão sendo avaliados em cada item, alinhando as atividades com os referenciais curriculares e as matrizes de avaliação externas. Além disso, apresenta uma análise dos distratores as respostas incorretas mais comuns , explicando a intenção pedagógica de cada uma e ajudando o professor a compreender as possíveis dificuldades e interpretações equivocadas dos alunos. Contendo no mínimo 120 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Atividade formativa, no formato híbrido, com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Carga horária mínima de 16 h/a. Uso de ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores em seu planejamento.
Lote 35: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática ( micro- habilidades), para estudantes do 7? ano do Ensino Fundamental, estruturado para desenvolver competências linguísticas essenciais e garantir uma aprendizagem progressiva e eficaz. Organizado em seções temáticas, cada uma tem um objetivo específico na jornada de aprendizado considerando, as micro- habilidades: A primeira seção deverá oferecer uma revisão interativa dos conceitos fundamentais, reforçando as bases do conhecimento; a segunda seção deverá focar na prática aplicada, conectando essas habilidades ao cotidiano e ao ambiente escolar; a terceira seção deverá preparar os alunos para avaliações externas, familiarizando- os com o formato e as exigências das provas; e esta última deverá apresentar atividades específicas que consolidam o aprendizado, garantindo a aplicação eficaz das competências em diferentes contextos. Contendo no mínimo 100 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Conjunto de, no mínimo, 3 avaliações, as avaliações devem ser impressas e divididas em blocos, construídas a partir da Matriz de Referência do SAEB.
Lote 36: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática em ( micro- habilidades) para professores do 7? ano do Ensino Fundamental, composto por: Guia de orientações didáticas de Matemática ( micro- habilidades) detalhando os objetivos pedagógicos de cada seção e a lógica por trás das respostas dos alunos. Cada seção deve ser descrita com clareza, considerando as micro- habilidades e os resultados esperados, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como cada atividade contribui para o desenvolvimento das competências previstas. O Guia também deverá especificar os descritores, indicando quais habilidades e conhecimentos estão sendo avaliados em cada item, alinhando as atividades com os referenciais curriculares e as matrizes de avaliação externas. Além disso, apresenta uma análise dos distratores as respostas incorretas mais comuns , explicando a intenção pedagógica de cada uma e ajudando o professor a compreender as possíveis dificuldades e interpretações equivocadas dos alunos. Contendo no mínimo 120 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset 90 g, 4 x 4. Atividade formativa, no formato híbrido, com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Carga horária mínima de 16 h/a. Uso de ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores em seu planejamento.
Lote 37: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática ( micro- habilidades) para estudantes do 8? ano do Ensino Fundamental, estruturado para desenvolver competências linguísticas essenciais e garantir uma aprendizagem progressiva e eficaz. Organizado em seções temáticas, cada uma tem um objetivo específico na jornada de aprendizado considerando, as micro- habilidades: A primeira seção deverá oferecer uma revisão interativa dos conceitos fundamentais, reforçando as bases do conhecimento; a segunda seção deverá focar na prática aplicada, conectando essas habilidades ao cotidiano e ao ambiente escolar; a terceira seção deverá preparar os alunos para avaliações externas, familiarizando- os com o formato e as exigências das provas; e esta última deverá apresentar atividades específicas que consolidam o aprendizado, garantindo a aplicação eficaz das competências em diferentes contextos. Contendo no mínimo 100 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset 90 g, 4 x 4. Conjunto de, no mínimo, 3 avaliações, as avaliações devem ser impressas e divididas em blocos, construídas a partir da Matriz de Referência do SAEB.
Lote 38: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática em ( micro- habilidades) para professores do 8? ano do Ensino Fundamental, composto por: Guia de orientações didáticas de Matemática ( micro- habilidades), detalhando os objetivos pedagógicos de cada seção e a lógica por trás das respostas dos alunos. Cada seção deve ser descrita com clareza, considerando as micro- habilidades e os resultados esperados, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como cada atividade contribui para o desenvolvimento das competências previstas. O Guia também deverá especificar os descritores, indicando quais habilidades e conhecimentos estão sendo avaliados em cada item, alinhando as atividades com os referenciais curriculares e as matrizes de avaliação externas. Além disso, apresenta uma análise dos distratores as respostas incorretas mais comuns , explicando a intenção pedagógica de cada uma e ajudando o professor a compreender as possíveis dificuldades e interpretações equivocadas dos alunos. Contendo no mínimo 120 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Atividade formativa, no formato híbrido, com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Carga horária mínima de 16 h/a. Uso de ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores em seu planejamento.
Lote 39: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática ( micro- habilidades), para estudantes do 9? ano do Ensino Fundamental, estruturado para desenvolver competências linguísticas essenciais e garantir uma aprendizagem progressiva e eficaz. Organizado em seções temáticas, cada uma tem um objetivo específico na jornada de aprendizado considerando, as micro- habilidades: A primeira seção deverá oferecer uma revisão interativa dos conceitos fundamentais, reforçando as bases do conhecimento; a segunda seção deverá focar na prática aplicada, conectando essas habilidades ao cotidiano e ao ambiente escolar; a terceira seção deverá preparar os alunos para avaliações externas, familiarizando- os com o formato e as exigências das provas; e esta última deverá apresentar atividades específicas que consolidam o aprendizado, garantindo a aplicação eficaz das competências em diferentes contextos. Contendo no mínimo 100 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Conjunto de, no mínimo, 3 avaliações, as avaliações devem ser impressas e divididas em blocos, construídas a partir da Matriz de Referência do SAEB.
Lote 40: R$ ****,00 - Material estruturado de Matemática em ( micro- habilidades) para professores do 9? ano do Ensino Fundamental, composto por: Guia de orientações didáticas de Matemática ( micro- habilidades), detalhando os objetivos pedagógicos de cada seção e a lógica por trás das respostas dos alunos. Cada seção deve ser descrita com clareza, considerando as micro- habilidades e os resultados esperados, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como cada atividade contribui para o desenvolvimento das competências previstas. O Guia também deverá especificar os descritores, indicando quais habilidades e conhecimentos estão sendo avaliados em cada item, alinhando as atividades com os referenciais curriculares e as matrizes de avaliação externas. Além disso, apresenta uma análise dos distratores as respostas incorretas mais comuns , explicando a intenção pedagógica de cada uma e ajudando o professor a compreender as possíveis dificuldades e interpretações equivocadas dos alunos. Contendo no mínimo 120 páginas, com tamanho próximo a 105 x 275 mm, com acabamento em espiral, capa cartão na gramatura mínima 350 g com laminação brilho, 4 x 0 e miolo em offset na gramatura mínima 90 g, 4 x 4. Atividade formativa, no formato híbrido, com foco na aplicabilidade dos materiais em sala de aula. Carga horária mínima de 16 h/a. Uso de ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar os professores em seu planejamento.