Lote 1: R$ ****,00 - Formação para professores, educação financeira, em formato híbrido composto por acompanhamento pedagógico; atividades formativas para os educadores; demonstração e utilização de plataforma virtual, na qual deverá ter acesso aos materiais da formação, espaço para aplicação e correção dos materiais didáticos semiestruturados e observações em sala de aula.
Lote 2: R$ ****,00 - Educação financeira 1? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 3: R$ ****,00 - Educação financeira 1? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: reconhecimento e uso, moedas e cédulas ( do real), situações do cotidiano de compra e venda ( feira, mercado); comparação de preços, mais caro ou mais barato, noções de valor, relação entre preço e produto; consumo consciente, necessidade e desejo ( comida e brinquedo), o que é prioridade e o que pode esperar, os conteúdos devem trazer ainda o estudo da identidade, quem sou eu, como sou reconhecido, minha família, trabalho com o bairro, identificando seu espaço, partindo do local para o global. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.
Lote 4: R$ ****,00 - Educação financeira 2? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 5: R$ ****,00 - Educação financeira 2? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: reconhecimento e uso do dinheiro: reforço na identificação de moedas e cédulas ( do real), composição de valores com diferentes combinações de moedas/cédulas; situações de compra e venda: simulações com troco, lista de compras, preço e quantidade, noção de limite de valor; planejamento e metas: metas financeiras pessoais ou coletivas, planejamento de gastos simples, objetivos para cofrinho ou poupança, noções de economia: importância de guardar dinheiro, comparação entre guardar e gastar tudo de uma vez; consumo consciente: necessidades e desejos, calorização do reaproveitamento e da troca. Deve explorar a tabuada e conceito de dobro ou triplo para calcular o tempo e o dinheiro necessário para atingir o sonho, mediante o conhecimento do sistema monetário. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.
Lote 6: R$ ****,00 - Educação financeira 3? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 7: R$ ****,00 - Educação financeira 3? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: sistema monetário brasileiro: moedas e cédulas ( valores e equivalências), composição e decomposição de valores em diferentes combinações, leitura, comparação e escrita de valores com reais e centavos; planejamento de compras e orçamento: registrar entradas e saídas de dinheiro, escolhas baseadas em custo- benefício: comparar preços, marcas, quantidades; poupança e planejamento: guardar dinheiro para objetivos de médio prazo, introdução à ideia de " juros" de forma simples ( guardar e ganhar mais depois); tomada de decisões e responsabilidade: consequências de decisões financeiras: gastar tudo, comprar por impulso, poupar, planejamento coletivo: decisões em grupo sobre uso de recursos fictícios ou reais. Explorar equivalências, medidas de comprimento e criação de gráficos simples e entender a diferença de preços no meio rural e na cidade. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.
Lote 8: R$ ****,00 - Educação financeira 4? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 9: R$ ****,00 - Educação financeira 4? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: sistema monetário e operações financeiras: operações com valores monetários ( adição, subtração, multiplicação e divisão), troco e arredondamento de valores em compras; planejamento financeiro e orçamento pessoal: orçamento pessoal ou familiar fictício, despesas fixas e variáveis, entradas e saídas de dinheiro; poupança e investimentos básicos: poupança como reserva de segurança, diferença entre guardar e investir, metas de curto, médio e longo prazo; consumo consciente: compreensão do consumo por impulso versus consumo planejado, descarte consciente lixo, reciclagem, economia circular; relação entre trabalho, renda e consumo: salário, vendas, serviços, empreendedorismo infantil vendas simbólicas, feirinhas escolares; educação financeira e responsabilidade social: desigualdade econômica, direitos e deveres do consumidor. Explorar o estudo dos decimais, apresentando a importância dos menores valores das coisas no impacto do consumo inconsciente. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.
Lote 10: R$ ****,00 - Educação financeira 5? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 11: R$ ****,00 - Educação financeira 5? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: sistema monetário e operações com dinheiro: prática com moedas e cédulas do real, cálculo de troco, descontos e acréscimos; planejamento financeiro e orçamento: controle de despesas e receitas, diferença entre gasto necessário, supérfluo e desperdício, priorização de gastos; poupança, investimentos e juros: importância de poupar, comparação entre guardar e investir, planejamento de metas financeiras: curto, médio e longo prazo; consumo consciente: reflexão sobre o consumismo infantil e o desejo imediato, impactos do consumo sobre o meio ambiente e a sociedade; trabalho, renda e empreendedorismo: fontes de renda como salário, lucro, comissões, serviços, simulação de empreendimentos escolares, planejamento de pequenos projetos com investimento, custo e lucro; cidadania financeira: direitos e deveres do consumidor, ações de solidariedade e economia colaborativa. Explorar a diferenciação de valor e preço, diferentes tipos de moedas nos diversos países. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.