Buscador de Licitações
SP (11) 3522-9930 | (14) 3042-1818 | (16) 4042-1850 | (19) 4042-5040
RJ (21) 3527-0150 | MG (31) 4063-9920 | PR (41) 4063-9885
SC (48) 4052-9885 | (49) 991-088-088 | RS (51) 4063-9920
DF (61) 4063-7750 | GO (62) 3142-0111 | MS (67) 4042-1899
BA (71) 4062-9930 | PE (81) 4042-1599


(11) 3522-9930

ver outros
Licita Já! O melhor buscador de licitações e pregões.

Teste Grátis |


Cadastre-se já e tenha acesso completo ao buscador mais inovador do mercado!
Conte com o Licita Já para encontrar as melhores licitações de seu segmento de forma fácil e direta.
O Licita Já não solicitará outras informações pessoais nem financeiras para a realização do teste grátis.

Período Promocional |


O teste gratuito garante acesso completo ao sistema por 10 dias. Ache fácil suas licitações e aumente seu faturamento já!

Licitações para Bancada Experimentos |

Atualizado em 21/12/2017. Acesse também licitações mais recentes e baixe os editais.

14/12/2017 - PE ( RECIFE ): MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UASG: 153165)

Aquisição de Material Permanente para os laboratórios didáticos de Física da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho ( UACSA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco ( UFRPE), conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

Lote 2: BANCADA PROFISSIONAL. SISTEMA DE TREINAMENTO PARA EXPERIMENTOS DE ONDAS: VELOCIDADE DE FASE DE ONDAS DE CORDA / ONDAS DE FIOS CONJUNTO DE COMPONENTES ONDE UMA CORDA É INSERIDA ATRAVÉS DO MOTOR DE DEMONSTRAÇÃO E UMA ONDA FIXA POLARIZADA LINEAR É GERADA. COM O AUXÍLIO DE UM ESTROBOSCÓPIO, A FREQUÊNCIA E O COMPRIMENTO DE ONDA SÃO DETERMINADOS. ENTÃO A VELOCIDADE DE FASE DAS ONDAS DA CORDA COM UM ESFORÇO DE TRAÇÃO É APURADO. SUBSEQUENTEMENTE, A RELAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE A VELOCIDADE DE FASE DA CORDA E A TRAÇÃO NA CORDA É EXAMINADA. ESTE CONJUNTO DEVERÁ PERMITIR A ABORDAGEM DE: COMPRIMENTO DE ONDA, VELOCIDADE DE FASE, VELOCIDADE DE GRUPO, EQUAÇÃO DE ONDA E ONDA HARMÔNICA. DEVERÁ PERMITIR EXECUTAR AS SEGUINTES TAREFAS: - COM ESFORÇO DE TRAÇÃO CONSTANTE, A FREQUÊNCIA F, QUE DEPENDE DO COMPRIMENTO DE ONDA DA ONDA QUE PROPAGA AO LONGO DA PRÓPRIA ONDA. A FREQUÊNCIA É PLOTADA COMO FUNÇÃO DE 1/ . A PARTIR DESTE GRÁFICO, A VELOCIDADE DE FAZE C É DETERMINADA; A VELOCIDADE DE FASE C DAS ONDAS DA CORDA, QUE DEPENDE DO ESFORÇO DE TRAÇÃO NA CORDA DEVE SER MEDIDA. O QUADRANTE DA VELOCIDADE DE FASE É.
Lote 6: BANCADA PROFISSIONAL. SISTEMA DE EXPERIMENTOS EM DIFRAÇÃO DE MÚLTIPLAS FENDAS E EM GRADES DE DIFRAÇÃO CONJUNTO DE COMPONENTES ONDE MÚLTIPLAS FENDAS QUE POSSUEM A MESMA LARGURA E A MESMA DISTÂNCIA ENTRE SI, ASSIM COMO TELAS RETICULADAS DE TRANSMISSÃO COM DIFERENTES CONSTANTES DE GRADE, SÃO SUBMETIDAS À LUZ LASER. OS PADRÕES CORRESPONDENTES DE DIFRAÇÃO SÃO MEDIDOS DE ACORDO COM A SUA POSIÇÃO E INTENSIDADE, ATRAVÉS DE UM FOTODIODO QUE PODE SER DESLOCADO. ESTE CONJUNTO DEVERÁ PERMITIR A ABORDAGEM DOS SEGUINTES TEMAS: PRINCÍPIO DE HUYGENS; INTERFERÊNCIA; DIFRAÇÃO DE FRAUNHOFER E DE FRESNEL; COERÊNCIA; LASER. DEVERÁ PERMITIR A EXECUÇÃO DAS SEGUINTES TAREFAS: A POSIÇÃO DO PRIMEIRO PONTO DE MÍNIMA INTENSIDADE DEVIDO A UMA FENDA ÚNICA DEVE SER DETERMINADA, E O VALOR DEVE SER UTILIZADO PARA CALCULAR A LARGURA DA FENDA; A DISTRIBUIÇÃO DE INTENSIDADE DOS PADRÕES DE DIFRAÇÃO DE UMA FENDA TRIPLA, QUÁDRUPLA OU ATÉ MESMO QUÍNTUPLA, ONDE TODAS AS FENDAS POSSUEM AS MESMAS LARGURAS E AS MESMAS DISTÂNCIAS ENTRE SI, DEVERÁ SER DETERMINADA. AS RELAÇÕES DE INTENSIDADE DOS PICOS CENTRAIS DEVEM SER AVALIADAS; PARA GRADES DE T.
Lote 7: BANCADA PROFISSIONAL. SISTEMA PARA ESTUDO EM ÓTICA AVANÇADA SISTEMA PARA ESTUDO DE ÓTICA AVANÇADA COM A POSSIBILIDADE DE ELABORAÇÃO DE DIVERSOS EXPERIMENTOS EM ÓTICA. O SISTEMA DEVERÁ CONTER PELO MENOS: 1 ( UM) LASER DE DIODO COM GRADE EXTERNA E 1 ( UM) AMPLIFICADO SEMICONDUTOR, AMBOS ESTABILIZADOS EM CORRENTE E TEMPERATURA. O LASER DIODO DEVERÁ TER UM SISTEMA DE TRAVAMENTO DE FREQUÊNCIA PARA ESPECTROSCOPIA DE ALTA RESOLUÇÃO. TODOS OS COMPONENTES MECÂNICOS E ÓPTICOS DO SISTEMA DEVERÃO SER INTEGRADOS UM BLOCO SÓLIDO MELHORANDO A ESTABILIDADE DO SISTEMA. UM ISOLADOR ÓPTICO DE ALTA QUALIDADE DEVERÁ SER COLOCADO ENTRE O LASER DIODO E O AMPLIFICADOR E UM OUTRO NA SAÍDA DO AMPLIFICADOR ELIMINANDO REALIMENTAÇÃO ÓPTICA DE LUZ LASER ESPALHADA, GARANTIDO ASSIM UM A OPERAÇÃO ROBUSTA DO SISTEMA. O LASER DIODO AMPLIFICADO DEVERÁ TER POTÊNCIA DE NO MÍNIMO 3, 5 W; COMPRIMENTO DE ONDA 850 - 870 NM COM LARGURA DE LINHA MENOR OU IGUAL A 1, 0 MHZ; COEFICIENTE DE QUALIDADE DO FEIXE M2

12/12/2017 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO MARANHÃO (UASG: 154041)

Aquisição de material permanente para atender às necessidades do LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM MECÂNICA DOS FLUIDOS NO CCET desta UFMA, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

Lote 4: BANCADA. KIT DIDÁTICO DE TURBINA FRANCIS E PELTON COM AQUISIÇÃO DE DADOS MECÂNICOS E HIDRÁULICOS O Kit Didático de Turbina Francis e Pelton deve ser uma unidade projetada para realizar experimentos na área de Sistemas Fluidomecânicos. Deve permite estudos e análises característicos de turbinas hidráulicas ( tipo Francis e Pelton). O kit deve proporcionar os seguintes estudos realizados: Na Turbina Francis - Levantamento da curva de velocidade uma turbina Francis versus vazão; Levantamento da curva de torque de uma turbina Francis versus vazão; Levantamento da curva de pressão de uma turbina Francis versus vazão; Levantamento da curva de potência hidráulica; Levantamento da curva de potência mecânica; Estudo da influência da abertura das pás diretrizes; Determinação de ponto de máximo rendimento; Levantamento de curva de rendimento; Entre outros. Na Turbina Pelton - Levantamento da curva de velocidade uma turbina Pelton versus vazão; Levantamento da curva de torque de uma turbina Pelton versus vazão; Levantamento da curva de pressão de uma turbina Pelton versus vazão; Levantamento da curva de potência hidráulica; Levantamento da curva de potência mecânica; CONSULTAR ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA DO EDITAL PARA DETALHAMENTO DO ITEM..
Lote 5: BANCADA. LABORATÓRIO MECÂNICA DOS FLUIDOS E HIDRÁULICA Laboratório Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Descrição geral: O laboratório deve ser constituído por aparatos essenciais para estudo de Mecânica de Fluidos e Hidráulica, abrangendo os principais experimentos necessários para a compreensão dos fenômenos no meio líquido. Por meio de bombas centrífugas, a água do reservatório deve ser bombeada por uma tubulação com diversas válvulas com intuito de controlar vazão e a associação entre as bombas. O sistema deve possuir um painel onde são apresentados instrumentos de medição de pressão variados, com no mínimo manômetros simples, diferencial e piezômetros. O mesmo painel deve possuir controle de velocidade e acionamento individual para as duas bombas. Em outro painel deve existir uma tubulação mista, com várias secções de tubulação e vários elementos de conexão com tomadas de pressão para estudo de perda de carga. Deve ser disposta uma área para troca de aparatos de medição de vazão para que sejam estudados individualmente, possibilitando uma comparação entre eles. Nessa mesma área deve ser possível instalar vários módulos para estudos específicos individual... CONSULTAR ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA DO EDITAL PARA DETALHAMENTO DO ITEM.
Lote 11: BANCADA. SISTEMA DE TREINAMENTO EM TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVENÇÃO FORÇADA Conjunto de trabalho para investigação da teoria e formulas associadas à transferência de calor por convenção forçada em dutos e tubulações montado sob bancada de trabalho em aço com rodízios e painel de controle dedicado aos experimentos. O sistema deve permitir através de sua metodologia de ensino, que sejam obtidos dados para o cálculo dos coeficientes de troca de calor, coeficiente de atrito em tubos e diversos grupos não dimensionais incluindo o Número de Reynolds, Nusselt e Stanton. Composição mínima esperada: A linha de teste situada dentro da seção de aquecimento do tubo de teste deve possuir pontos de tomada de pressão em ambas as extremidades, com conexões a manômetros que ficarão dispostos no painel de Controle. Painel de controle com no mínimo: Manômetros para medição de diversas tomadas de pressão, incluindo descarga do sistema de ventilação e orifício. Diagramas indicativos da localização de 14 ( quatorze) termopares sendo que 7 ( sete) estão conectados a área de teste, 1 ( um) na linha central transversal e 6 ( seis) localizados na área do isolado... CONSULTAR ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA DO EDITAL PARA DETALHAMENTO DO ITEM.
Lote 12: BANCADA. ISTEMA DE TREINAMENTO EM TRANSFERÊNCIA DE CALOR O sistema deverá ser composto por todas as Unidades básicas capaz de prover água fria e energia térmica aos experimentos para execução de no mínimo os seguintes experimentos: demonstração e cálculos de condução de calor linear; demonstração e cálculos de condução de calor radial; demonstração e cálculos de transferência de calor em superfície ( condução, convecção e radiação); cálculo da condutividade térmica ( valor de k); demonstração da efetividade da pasta térmica; demonstração e cálculos de resistências térmicas em série ( valor de R); demonstração da inércia térmica . Configuração mínima para o sistema: A Unidade básica deverá ser capaz de prover água fria e energia térmica aos experimentos e, também, todos os instrumentos necessários às medições de desempenho. O sistema de água da unidade básica deverá ser conectado a uma alimentação de água fria adequada e a um dreno. Deverá incluir uma válvula manual para auxiliar no controle da vazão de água e um tubo de retorno simples, ambos codificados por cores. A unidade básica deverá prover uma corrente elétrica variável e mensurad... CONSULTAR ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA PARA DETALHAMENTO DO ITEM..

12/12/2017 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO MARANHÃO (UASG: 154041)

Aquisição de material PERMANENTE PARA ATENDER AO LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS desta UFMA, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

Lote 1: BANCADA. CONJUNTO PARA ESTUDO DE CIÊNCIAS DA ENGENHARIA - Conjunto para Estudo de Ciências da Engenharia ( Forças, Momentos, Deflexão de Vigas, Seções Circulares, Tração, Harmônico simples, Atrito e plano inclinado, Energia potencial e cinética, Polias, Sistemas de acionamento, entre outros). Composição mínima esperada: Painel de trabalho para uso em experimentos e demonstrações em mecânica, que se encaixa em qualquer mesa ou bancada padrão onde o painel de trabalho tem o seu painel principal e dois suportes. Todos são feitos de metal perfurado para permitir que os alunos ou professores encaixem as partes no painel de trabalho em qualquer posição adequada para os experimentos. Cada painel de trabalho deverá conter no mínimo: 1 ( um) painel perfurado com pelo menos 360 furos com espaçamento de 20 mm, dimensões ( mm) do painel montado em forma de retrato: altura total entre 500 e 600, largura entre 350 e 400, dimensões ( mm) do painel montado no formato paisagem: altura total entre 400 e 500, largura entre 450 e 500; 2 ( dois) suportes em formato triangular perfuradas... Consultar Termo de referencia - anexo I DO EDITAL PARA DESCRICAO COMPLETA.
Lote 2: BANCADA. LABORATÓRIO DE ESTRUTURAS NÍVEL 01 Laboratório de Estruturas Nível 01 - Momento Fletor em uma Viga - Força de Cisalhamento em uma Viga - Flexão de Vigas Apoiadas e em Balanço - Flexão em uma viga Descrição geral: Estrutura de montagem vertical com ranhuras projetadas e porcas de auto alinhamento para fixação dos experimentos e instrumentação. O sistema de fixação deve possibilitar que os estudantes possam rapidamente alterar, posicionar e fixar cada experimento. Deve possuir pés ajustáveis que possam suportar a estrutura e possibilitem que os estudantes nivelem o aparato antes do uso. Deve possuir corpos de prova compatíveis com a estrutura de montagem e instrumentação para análises para o desenvolvimento dos estudos em ensaios estruturais. Composição mínima do conjunto: Estrutura vertical, robusta que permita a fixação dos módulos de testes de estruturas e suporte os módulos intercambiáveis de experimentos e instrumentos do conjunto. A estrutura para montagem em bancada deve possuir sistema de fixadores e ranhuras de fácil utilização de forma que os estudantes possam rapidamente configurar, remover ou trocar entre experimentos... CONSULTAR ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA DO EDITAL PARA DESCRIÇÃO COMPLETA DO ITEM..
Lote 3: BANCADA. LABORATÓRIO DE ESTRUTURAS NÍVEL 02 Laboratório de Estruturas Nível 02 - Torção de Secões Circulares - Flexão não Simétrica e Centro de Cisalhamento - Flambagem de Estruturas - Vigas Continuas e IntermitentesDescrição geral: Estrutura de montagem vertical com ranhuras projetadas e porcas de autoalinhamento para fixação dos experimentos e instrumentação. O sistema de fixação deve possibilitar que os estudantes possam rapidamente alterar, posicionar e fixar cada experimento. Deve possuir pés ajustáveis que possam suportar a estrutura e possibilitem que os estudantes nivelem o aparato antes do uso. Deve possuir corpos de prova compatíveis com a estrutura de montagem e instrumentação para análises para o desenvolvimento dos estudos em ensaios estruturais. Composição mínima do conjunto: Estrutura vertical, robusta que permita a fixação dos módulos de testes de estruturas e suporte os módulos intercambiáveis de experimentos e instrumentos do conjunto. A estrutura para montagem em bancada deve possuir sistema de fixadores e ranhuras de fácil utilização de forma que os estudantes possam rapidamente configurar, remover ou trocar entre experimentos... CONSUTAR TERMO DE REFERENCIA - ANEXO I DO EDITAL PARA DESCRIÇÃO COMPLETA DO ITEM..
Lote 4: BANCADA. LABORATÓRIO DE ESTRUTURAS NÍVEL 03 Laboratório de Estruturas Nível 03 - Estruturas Pivotadas - Arco com Três Articulações - Arco com Duas Articulações - Arco Fixo Descrição geral: Estrutura de montagem vertical com ranhuras projetadas e porcas de auto alinhamento para fixação dos experimentos e instrumentação. O sistema de fixação deve possibilitar que os estudantes possam rapidamente alterar, posicionar e fixar cada experimento. Deve possuir pés ajustáveis que possam suportar a estrutura e possibilitem que os estudantes nivelem o aparato antes do uso. Deve possuir corpos de prova compatíveis com a estrutura de montagem e instrumentação para análises para o desenvolvimento dos estudos em ensaios estruturais. Composição mínima do conjunto: Estrutura vertical, robusta que permita a fixação dos módulos de testes de estruturas e suporte os módulos intercambiáveis de experimentos e instrumentos do conjunto. A estrutura para montagem em bancada deve possuir sistema de fixadores e ranhuras de fácil utilização de forma que os estudantes possam rapidamente configurar, remover ou trocar entre experimentos... CONSULTAR TERMO DE REFERENCIA ANEXO I DO ESITAL PARA DESCRIÇÃO COMPLETA DO ITEM..
Lote 5: BANCADA. LABORATÓRIO DE ESTRUTURAS NÍVEL 04 Laboratório de Estruturas Nível 04 - Barras Circulares e Barras Chatas Curvadas - Flexão Plástica em Vigas - Flexão Plástica em Portais - Treliças Redundantes - Deflexões e Reações em Estruturas Descrição geral: Estrutura de montagem vertical com ranhuras projetadas e porcas de autoalinhamento para fixação dos experimentos e instrumentação. O sistema de fixação deve possibilitar que os estudantes possam rapidamente alterar, posicionar e fixar cada experimento. Deve possuir pés ajustáveis que possam suportar a estrutura e possibilitem que os estudantes nivelem o aparato antes do uso. Deve possuir corpos de prova compatíveis com a estrutura de montagem e instrumentação para análises para o desenvolvimento dos estudos em ensaios estruturais. Composição mínima do conjunto: Estrutura vertical, robusta que permita a fixação dos módulos de testes de estruturas e suporte os módulos intercambiáveis de experimentos e instrumentos do conjunto... CONSULTAR ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA DO EDITAL PARA DESCRIÇAO COMPLETA DO ITEM..
Lote 6: BANCADA. MÁQUINA DE ENSAIO DE ENERGIA ABSORVIDA NA FRATURA Máquina de Ensaio de Energia Absorvida na Fratura Descrição geral: Conjunto de trabalho para Ensaio de Energia Absorvida na Fratura que deve permitir o desenvolvimento de mínimo os seguintes experimentos: Introdução aos princípios dos métodos comuns de ensaios de impacto, como os ensaios Izod e Charpy; Investigação sobre a resistência dos materiais à propagação de trincas. Composição mínima: Máquina de pequeno porte para ensaios de impacto com barra entalhada montada sobre uma bancada. O equipamento fornece uma introdução efetiva, conveniente e segura dos princípios e técnicas comuns de ensaios de impacto, possibilitando a investigação sobre a resistência dos materiais quanto à propagação de trincas. O equipamento deve consistir da unidade principal, instrumentação e fonte de alimentação. A unidade principal deve consistir de um pêndulo apoiado numa estrutura rígida por rolamentos de baixo atrito. A disposição do pivô deve incluir um encoder angular para medir a posição angular do pêndulo por toda a faixa de movimento. O equipamento deve possuir gabinete protetor adequado... CONSULTAR ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA DO EDITAL PARA DESCRI.
Lote 8: BANCADA. MÁQUINA DE TESTE DE FADIGA ROTATIVA Máquina de Teste de Fadiga Rotativa A solução deverá ser composta por um sistema que permita o estudo quantitativo e qualitativo da fadiga rotativa em corpos de prova, deverá estabelecer qualificação e comparação da resistência de diferentes materiais e ser apto a gerar resultados característicos sobre cada ensaio abordando a curva de S- N ( curva Wohler). A solução apresentada deverá possuir um material didático suplementar para execução das atividades experimentais, capaz de auxiliar com conceitos, introdução teórica, procedimentos ( com figuras correlatas ao hardware oferecido) e experimentos propostos. O hardware deverá ser configurado para realizar ensaios com aquisição de dados em tempo real mediante um sistema de aquisição de dados versátil que deverá exibir em plataforma própria: Aquisição dos dados on- line; Armazenar a coleta de dados; Plotar gráficos com resultados experimentais; Gerar históricos e tabelas de dados recolhidos; Exportar todos os dados dos ensaios efetuados com o sistema em uso para outros softwares. Todo o sistema deverá requisitar alimentação elétrica de 200 a 240 V, 60 Hz com 5 A... CONSULTAR ANEXO I- TERMO DE REFERENCIA DO EDITAL PARA DESCRIÇÃO COMPLETA DO ITEM..
Lote 10: BANCADA. SISTEMA DE TREINAMENTO EM EXTENSÔMETRO ( STRAIN GAUGE) Sistema de Treinamento em Extensômetro ( Strain Gauge) Características técnicas: O painel deverá ter a possibilidade de utilização sobre uma mesa ou uma bancada e deverá permitir o estudo de extensômetros de resistência em três diferentes estruturas permitindo que, a partir de dimensões conhecidas, possam calcular as tensões e deformações e fazer comparações destes valores com as deformações medidas pelos extensômetros para, no mínimo, os seguintes experimentos: Introdução ao equipamento e às diferentes conexões de pontes ( ponte completa, meia ponte e quarto de ponte); tensão de deformação em um sistema de flexão; tensão de deformação em um sistema de torção; tensão de deformação em um sistema de tração, coeficiente de Poisson e módulo de Young; tensões e deformações de tração em diferentes materiais e comparação do coeficiente de Poisson e do módulo de Young; comparação entre os diferentes sistemas de medição de deformação e como eles podem medir a força. Deverá possuir o seguinte equipamento: Display Digital de Deformação que deverá ser utilizado.. CONSULTAR ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA DO EDITAL PARA VER DESCRIÇÃO COMPLETA DO ITEM..

08/11/2017 - RS ( PELOTAS ): MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA EXECUTIVA/SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE-RS (UASG: 158126)

Aquisição de equipamentos e acessórios destinados às aulas práticas do curso técnico de Automação do IFSul Câmpus Lajeado e demais câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, com validade de 01 (um) ano, a contar da data da homologação, conforme especificações constantes no Termo de Referência, Anexo I do edital.

Lote 6: PAINEL ELETRÔNICO. Bancada de ensaios de montagem de quadros de comando 1. Descrição Geral: equipamento destinado a prática de montagem de quadros de comando, através da montagem direta no chassi do painel. Os principais experimentos que devem ser atendidos são: operações no chassi e no painel de montagem, energização e teste dos circuitos com segurança, aquisição de habilidades e competências no manuseio de ferramentas utilizadas na montagem de painéis elétricos, elaboração e montagem de circuitos elétricos de potência e de comando para manobra de motores, contato com os principais componentes elétricos da indústria. 2. Segurança Operacional: a bancada deve ter sistemas de segurança selecionados e instalados de modo a atender aos seguintes requisitos: ter categoria de segurança conforme prévia análise de riscos previstas nas normas técnicas oficiais vigentes; estar sob a responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado conforme NR-12 item **** alínea a e b . (DEMAIS ESPECIFICAÇÕES CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA, ANEXO I DO EDITAL)..
Lote 7: PAINEL ELETRÔNICO. Bancada de ensaios para o controle de nível, vasão, pressão e temperatura 1. Descrição Geral: equipamento destinado ao treinamento de automação industrial para máquinas e processos, utilizando conceitos de funcionamento de controladores lógicos programáveis e software de programação possibilitando aplicação de contato aberto, contato fechado, bobina, temporizador, contador, comparador, funções aritmética, controle analógico, inversor de frequência, controle ON-OFF, controle PWM, controle PID. Para maior segurança, o equipamento deve possuir painel e dispositivos que impossibilite o usuário ter acesso acidental a partes energizadas ou que apresentem riscos no processo. No caso de elementos que não possam ser enclausurados por motivos funcionais do equipamento os mesmos devem ser identificados fisicamente no equipamento como área de risco. Os principais experimentos que devem ser atendidos são: Aplicar software de programação de CLP para automatizar sistema comandado por motor elétrico e por eletroválvula; Analisar sinais de sensores tipo chave boia, para identificação de nível de reservatório; (DEMAIS ESPECIFICAÇÕES CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA, ANEXO I DO EDITAL)..
Lote 8: PAINEL ELETRÔNICO. Bancada de ensaios em eletrotécnica 1. Descrição Geral: equipamento destinado ao estudo de circuitos elétricos resistivos, capacitivos, indutivos e fenômenos de eletromagnetismo. Os principais experimentos que devem ser atendidos são: análise de fenômenos com campos elétricos e magnéticos; entendimento físico sobre geradores elétricos de corrente alternada e corrente contínua; análise e montagem de circuitos RLC com resistores, capacitores, indutores e lâmpadas; aplicação das leis dos nós e das malhas de Kirchhoff; associação de capacitores, indutores e resistores em série e paralelo. 2. Segurança Operacional: a bancada deve ter sistemas de segurança selecionados e instalados de modo a atender aos seguintes requisitos: ter categoria de segurança conforme prévia análise de riscos previstas nas normas técnicas oficiais vigentes; estar sob a responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado conforme NR-12 item **** alínea a e b . (DEMAIS ESPECIFICAÇÕES CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA, ANEXO I DO EDITAL)..
Lote 9: PAINEL ELETRÔNICO. Bancada de ensaios de máquina classificadora de peças 1. Descrição Geral: equipamento destinado ao treinamento de automação industrial para máquinas e processos, utilizando conceitos de funcionamento de controladores lógicos programáveis e software de programação possibilitando aplicação de contato aberto, contato fechado, bobina, temporizador, contador, comparador, funções aritmética, controle analógico, inversor de frequência, pneumática, sensores magnéticos, indutivos, ópticos e capacitivos. Para maior segurança, o equipamento deve possuir painel e dispositivos que impossibilite o usuário ter acesso acidental a partes energizadas ou que apresentem riscos no processo. No caso de elementos considerados de risco que não possam ser enclausurados por motivos funcionais do equipamento os mesmos devem ser identificados fisicamente no equipamento como área de risco. Os principais experimentos que devem ser atendidos são: Aplicar software de programação de CLP para automatizar dispositivos eletropneumáticos; Analisar sinais de sensores magnéticos, para identificação de posicionamento; (DEMAIS ESPECIFICAÇÕES CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA, ANEXO I DO EDITAL)..

23/10/2017 - RJ ( ITAPERUNA ): MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA EXECUTIVA/SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO/INSTITUTO FED. DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE/CAMPUS ITAPERUNA (UASG: 158385)

Aquisição de bancadas para estudo, para o campus Itaperuna do IFFluminense.

Lote 1: BANCADA MONTAGENS MANUAIS / TESTES. BANCADA PARA ESTUDO DE BOMBAS E ASSOCIAÇÕES COM ANALISADOR DE ENERGIA - construída em perfis de aço com pintura epóxi sobre fundo de cromato de zinco, com 4 rodízios sendo 2 fixos e dois giratórios. A bancada deve ser projetada para realizar experimentos visando o levantamento experimental das curvas de uma bomba centrífuga e associação em série e em paralelo de duas bombas. Deve possuir módulo de variação de velocidade possibilitando estudar os conceitos de velocidade periférica (tangencial) e operação à velocidade variável..
Lote 2: BANCADA MONTAGENS MANUAIS / TESTES. BANCADA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS DUPLA COM ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS E AQUISIÇÃO DE DADOS - bancada autônoma projetada para realizar experimentos na área de Mecânica dos Fluidos e Sistemas Fluido Mecânicos. Deve permitir o uso por dois grupos de alunos simultaneamente (exceto nos experimentos de associação de bombas). Com construção em estrutura metálica com pintura em epóxi sobre fundo resistente à corrosão, tampo em compensado naval com revestimento em laminado melaminico na cor branca, com gaveteiro e painel de controle, com 4 rodízios sendo 2 fixos e dois giratórios..
Lote 3: BANCADA MONTAGENS MANUAIS / TESTES. BANCADA DE MANUTENÇÃO DE BOMBAS COM AQUISIÇÃO DE DADOS DE TORQUE / VELOCIDADE / PRESSÃO / VAZÃO - bancada autônoma projetada para realizar experimentos em bombas hidráulicas, com motor montado sobre uma balança dinamométrica montada em trilho; visando levantar e comparar curvas de diversos modelos de bombas. Deve permitir a análise de potências hidráulicas através de medidas de vazão e de pressão (indicadores analógicos) e de potência elétrica através de medidas de torque e velocidade (indicadores digitais). Todas as partes em aço devem ser jateadas, fosfatizadas e pintadas por processo eletrostático, todas as partes em madeira que possam entrar em contato com a água devem ser em compensado naval revestido em laminado melaminico na cor branca, todas as partes em vidro sujeitas a pressão devem ser em borosilicato ou temperados. Deve possuir sistema de software e sensores para análise e aquisição de dados e geração de gráficos (torque-velocidade-gráficos)..

Assista ao Vídeo |


O Licita Já é o buscador de licitações mais inovador do mercado. Encontre os pregões mais recentes e receba boletins por e-mail. Clique aqui e faça seu teste grátis.

Veja muito mais!


Teste grátis com acesso ilimitado!
Encontre as melhores licitações e baixe os editais usando palavras chave e regiões de seu interesse.

Clique aqui e Teste Já!

SP - São Paulo: (11) 3522-9930
SP - Campinas: (19) 4042-5040
SP - Ribeirão Preto: (16) 4042-1850
SP - Bauru: (14) 3042-1818
RJ - Rio de Janeiro: (21) 3527-0150
MG - Belo Horizonte: (31) 4063-9920
PR - Curitiba: (41) 4063-9885
SC - Florianópolis: (48) 4052-9885
SC - Videira: (49) 991-088-088
RS - Porto Alegre: (51) 4063-9920
DF - Brasília: (61) 4063-7750
GO - Goiânia: (62) 3142-0111
MS - Campo Grande: (67) 4042-1899
BA - Salvador: (71) 4062-9930
PE - Recife: (81) 4042-1599
WhatsApp: (49) 99954-9401
E-mail: licitaja@licitaja.com.br
Fale conosco
Política de privacidade | © 2011-2018 Licita Já é marca registrada do Portal Genial. Todos os direitos reservados.