Lote 1: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, autoconhecimento, cultivando bons sentimentos, resiliência, problemas, brainstorming, protótipos e vendas. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: história do dinheiro, de onde vem o dinheiro, sonhando meu futuro, princípios financeiros, poupar, economizar, planejar e consumismo. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Criatividade, bloqueios mentais, curiosidade e imaginação, combinatividade, pensamento visual, resolvendo coisas difíceis, colaborando para criar coisas novas e inovação. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Comunicação,
liderança, proatividade, trabalho em equipe, inteligência emocional, empatia, resolução de conflitos e riscos calculados. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel com conteúdos separados por módulos coerentes com o livro do aluno e com ao menos um vídeo para cada aula indicada no livro. O
Lote 5: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 2? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, negócios, negócios de troca, negócios sustentáveis, criação do nome e marca, a importância do outro, e
liderança. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: educação financeira, planejamento financeiro, origem do dinheiro, preço, valor das coisas, dinheiro e felicidade, poupança e compartilhar. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Sonhos, Erros, reciclar para inovar, dispositivos, pessoas, memórias, pensamento divergente e inovação em processos. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Tecnologia para conectar pessoas, aprender e ensinar, conhecer o outro, comunicação no mundo real e virtual, comunicação influenciadora, resolução de problemas, comunicação empática e comunicação para
liderança. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa colorida em papel 25
Lote 9: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, Produtos e Serviços, Negócios de revenda, Custo, lucro e preço, Identidade visual, Propaganda,
Liderança, Trabalho em equipe. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Ciclo do consumo, Consumismo, Receitas e Despesas, Orçamento familiar, Planejamento no uso do dinheiro, Pesquisa de preço e economia, Investimento, rentabilidade e risco, e Consumo responsável e desperdício. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Autoconhecimento, Potencialidades, Imaginação, Criatividade, Pensamento visual, Comunicação para Inovação, Bloqueios criativos. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Trabalho em Equipe, Comunicação,
Liderança, Proatividade, Empatia, Inteligência Emocional, Comunicação para resolver problemas, e Resiliência. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa
Lote 13: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 4? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, Inteligência emocional, Comunicação, Empatia, Trabalho em equipe,
Liderança, Empresas, Criação de empresas e Plano de negócios. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Princípios financeiros, Poupança, Consumo responsável, Investimentos, Orçamento familiar, Riscos, Preço e Orçamento empresarial. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Criatividade, Proatividade, Comunicação,
Liderança, Identificação de problemas, Causas e efeitos dos problemas e Como pensar
soluções. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Emissor, Receptor, Emissor- receptor, Meios e canais, Mensagem, Comunicação visual, Pitch e Ferramentas da comunicação. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g e encadernação em lomba
Lote 17: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Trabalho em equipe, Confiança, compromisso, Proatividade,
Liderança, importância da comunicação, Empatia, Inteligência Emocional, Relevância das Empresas e Empreendedorismo social. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Orçamento pessoal, Princípios financeiros, Valor do trabalho, Poupança e investimentos, Consumo consciente, Recursos familiares, Custo e Preço, e Lucro e Prejuízo. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Como inovar, Pensamento crítico, Proatividade,
Liderança, Identificação de problemas,
Soluções para problemas, Causa e efeito, e Prototipação. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Elementos da comunicação, Comunicação emocional, Meu papel na comunicação, Papel do outro na comunicação, Comunicação interpessoal, Empatia assertiva, Mensagem, Marketing, publicidade, propaganda e Oratória. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo m
Lote 21: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 6? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, Autoconhecimento, Inteligência emocional, Pensamento crítico, Empatia, Coragem, Resiliência,
Liderança, Proatividade, e Trabalho em equipe. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Mindset financeiro, Consumo, Poupança, Investimentos, Planejamento financeiro e Ponto de equilíbrio. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Inovação e criatividade, Bloqueios criativos,
Solução de problemas, Inovação, Validação de
soluções, Prototipação e Pesquisa de mercado. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Comunicação, Comunicação interpessoal, Comunicação intrapessoal, Técnicas de comunicação, e Feedback. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g e encadernação em lombada.
Lote 26: LIVRO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA CRIANÇAS NO 7? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL com conteúdo sobre Identidade Empreendedora, Autorregulação, Empatia e
Solução de problemas. O módulo de Identidade Empreendedora deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Explorar valores pessoais e compreender como eles influenciam escolhas empreendedoras; Identificar paixões, interesses e habilidades para o desenvolvimento de projetos; e Compreender e elaborar a missão pessoal, alinhando- a com objetivos empreendedores. O módulo de Autorregulação deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Desenvolver estratégias para lidar com desafios acadêmicos e pessoais; Fortalecer a resiliência diante de desafios, críticas e fracassos; Praticar o estabelecimento de metas SMART ( específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais); e Aprender a lidar positivamente com obstáculos e transformá- los em oportunidades de aprendizado. O módulo de Empatia deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Desenvolver habilidades de comunicação e
liderança eficazes, incluindo expressão assertiva e escuta ativa; Fortalecer a autoconfiança e habilidades de comunicação em público; Desenvolver habilidades de
liderança colaborativa; e Praticar networking em contextos escolares e comunitários. O módulo de
Solução de Problemas deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Aplicar habilidades socioemocionais em projetos empreendedores; Planejar, executar e apresentar um projeto empreendedor, desenvolvendo competências práticas; e Trabalhar em equipes para praticar feedback construtivo e Inteligência Emocional e resolver problemas reais. Cada módulo do livro deve possuir pelo menos 9 aulas totalizando 36 aulas com conteúdo e estímulos a reflexões individuais. O livro deve apresentar também uma seção para as famílias, orientando como colaborar com o desenvolvimento do aluno, oferecendo dicas e sugestões de atividades práticas que pais podem fazer junto com seus filhos
Lote 34: LIVRO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA CRIANÇAS NO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL com conteúdo sobre Identidade Empreendedora, Autorregulação, Empatia e
Solução de problemas. O módulo de Identidade Empreendedora deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Entender a
liderança empreendedora; Consolidar a compreensão de identidade pessoal e propósito; Explorar a relação entre interesses pessoais e oportunidades de carreira; e Iniciar planejamento de trajetória acadêmica e profissional. O módulo de Autorregulação deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Aprender técnicas de gerenciamento emocional; Desenvolver estratégias de autorregulação em situações complexas; Fortalecer a perseverança e resiliência em projetos de longo prazo; e Conhecer as melhores respostas emocionais a críticas. O módulo de Empatia deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Praticar comunicação assertiva em diferentes contextos; Desenvolver habilidades de
liderança servidora; Conhecer estratégias de gestão de conflitos com empatia; e Aprender sobre diversidade e inclusão. O módulo de
Solução de Problemas deve contemplar os seguintes objetivos de aprendizagem: Elaborar planos e executar a construção de um projeto de livro; Entender sobre construção de narrativas; Aprender sobre mapeamento de problemas reais e relevantes para transformar em projetos; e Compreender a resolução criativa de problemas. Cada módulo do livro deve possuir pelo menos 9 aulas totalizando 36 aulas com conteúdo e estímulos a reflexões individuais. O livro deve apresentar também uma seção para as famílias, orientando como colaborar com o desenvolvimento do aluno, oferecendo dicas e sugestões de atividades práticas que pais podem fazer junto com seus filhos para apoiar nesta jornada. O livro didático deve ser acompanhado de conteúdos digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações: Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramat