Lote 1: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, autoconhecimento, cultivando bons sentimentos, resiliência, problemas, brainstorming, protótipos e vendas. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: história do dinheiro, de onde vem o dinheiro, sonhando meu futuro, princípios financeiros, poupar, economizar, planejar e consumismo. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Criatividade, bloqueios mentais, curiosidade e imaginação, combinatividade, pensamento visual, resolvendo coisas difíceis, colaborando para criar coisas novas e inovação. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Comunicação, liderança, proatividade, trabalho em equipe, inteligência emocional, empatia, resolução de conflitos e riscos calculados. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo móvel com conteúdos separados por módulos coerentes com o
livro do aluno e com ao menos um vídeo para cada aula indicada no
livro. O
Lote 5: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 2? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, negócios, negócios de troca, negócios sustentáveis, criação do nome e marca, a importância do outro, e liderança. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: educação financeira, planejamento financeiro, origem do dinheiro, preço, valor das coisas, dinheiro e felicidade, poupança e compartilhar. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Sonhos, Erros, reciclar para inovar, dispositivos, pessoas, memórias, pensamento divergente e inovação em processos. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Tecnologia para conectar pessoas, aprender e ensinar, conhecer o outro, comunicação no mundo real e virtual, comunicação influenciadora, resolução de problemas, comunicação empática e comunicação para liderança. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações:
Livro capa colorida em papel 25
Lote 9: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, Produtos e Serviços, Negócios de revenda, Custo, lucro e preço, Identidade visual, Propaganda, Liderança, Trabalho em equipe. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Ciclo do consumo, Consumismo, Receitas e Despesas, Orçamento familiar, Planejamento no uso do dinheiro, Pesquisa de preço e economia, Investimento, rentabilidade e risco, e Consumo responsável e desperdício. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Autoconhecimento, Potencialidades, Imaginação, Criatividade, Pensamento visual, Comunicação para Inovação, Bloqueios criativos. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Trabalho em Equipe, Comunicação, Liderança, Proatividade, Empatia, Inteligência Emocional, Comunicação para resolver problemas, e Resiliência. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações:
Livro capa
Lote 13: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 4? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, Inteligência emocional, Comunicação, Empatia, Trabalho em equipe, Liderança, Empresas, Criação de empresas e Plano de negócios. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Princípios financeiros, Poupança, Consumo responsável, Investimentos, Orçamento familiar, Riscos, Preço e Orçamento empresarial. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Criatividade, Proatividade, Comunicação, Liderança, Identificação de problemas, Causas e efeitos dos problemas e Como pensar
soluções. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Emissor, Receptor, Emissor- receptor, Meios e canais, Mensagem, Comunicação visual, Pitch e Ferramentas da comunicação. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações:
Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g e encadernação em lomba
Lote 17: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Trabalho em equipe, Confiança, compromisso, Proatividade, Liderança, importância da comunicação, Empatia, Inteligência Emocional, Relevância das Empresas e Empreendedorismo social. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Orçamento pessoal, Princípios financeiros, Valor do trabalho, Poupança e investimentos, Consumo consciente, Recursos familiares, Custo e Preço, e Lucro e Prejuízo. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Como inovar, Pensamento crítico, Proatividade, Liderança, Identificação de problemas,
Soluções para problemas, Causa e efeito, e Prototipação. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Elementos da comunicação, Comunicação emocional, Meu papel na comunicação, Papel do outro na comunicação, Comunicação interpessoal, Empatia assertiva, Mensagem, Marketing, publicidade, propaganda e Oratória. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo m
Lote 21: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 6? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. No módulo de Negócios, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades que o mundo dos negócios exige de nós, compreendendo os temas: Empreendedorismo, Autoconhecimento, Inteligência emocional, Pensamento crítico, Empatia, Coragem, Resiliência, Liderança, Proatividade, e Trabalho em equipe. No módulo de Educação Financeira, os alunos devem ser capazes de compreender quais são as principais habilidades para desenvolver um mindset financeiro saudável a partir dos temas: Mindset financeiro, Consumo, Poupança, Investimentos, Planejamento financeiro e Ponto de equilíbrio. No módulo Inovação, os alunos do sexto ano do ensino fundamental devem ser capazes de compreender os princípios da inovação através do desenvolvimento nos temas: Inovação e criatividade, Bloqueios criativos,
Solução de problemas, Inovação, Validação de
soluções, Prototipação e Pesquisa de mercado. No módulo Pessoas & Comunicação, os alunos devem ser capazes de compreender os estilos comunicacionais, de forma prática com os temas: Comunicação, Comunicação interpessoal, Comunicação intrapessoal, Técnicas de comunicação, e Feedback. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações:
Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g e encadernação em lombada.
Lote 25: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 7? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. O módulo de Negócios deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: adaptabilidade, flexibilidade, proatividade, riscos e problemas, gestão empresarial e criatividade, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Educação Financeira deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: investimentos, carteira de investimento, orçamento pessoal e gestão de empreendimento, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Inovação deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: design sprint, design thinking, scamper, combinatividade, brainstorming e
solução de problemas, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Pessoas e Comunicação deve ter aulas destinadas a ampliar o entendimento do conceito, análise e aplicação de elementos relacionados: branding e marca, técnicas de venda, clima organizacional, atendimento ao cliente, comunicação empresarial e técnicas de comunicação empresarial, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações:
Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g e encadernação em lombada.
Lote 29: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 8? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. O módulo de Negócios deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: startups, finanças, MVP, Business Model Canvas, marketing e pitch, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Educação Financeira deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: autoconhecimento, princípios financeiros, investimentos, criptomoedas, fintechs e gestão financeira, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Inovação deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: criatividade, tecnologias exponenciais, Inteligência Artificial, blockchain, realidade aumentada e virtual, biotecnologia e fabricação
digital, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Pessoas e Comunicação deve ter aulas destinadas a ampliar o entendimento do conceito, análise e aplicação de elementos relacionados: User Experience, Interface de Usuário, Ferramentas de UX, Customer Success, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações:
Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g e encadernação em lombada.
Lote 33: LIVRO DE EMPREENDEDORISMO PARA CRIANÇAS NO 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL organizado em 4 módulos: Negócios, Educação Financeira, Inovação e Pessoas e Comunicação. O módulo de Negócios deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: Empreendedorismo, Startups, Modelo econômico, Propósito, Canvas Business Model, Branding, Finanças empresariais e Mínimo produto viável, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Educação Financeira deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: finanças pessoais, metas financeiras, investimentos, criptomoedas, gestão financeira empresarial e captação de investimentos, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Inovação deve ter aulas destinadas à construção do conceito, análise e aplicação de termos como: Cultura de inovação, Tecnologias humanas, Inteligência artificial, Blockchain, Metaverso e Fabricação
digital, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. O módulo de Pessoas e Comunicação deve ter aulas destinadas a ampliar o entendimento do conceito, análise e aplicação de elementos relacionados: User experience ( UX), user interface ( UI), UX research, customer success e jornada do usuário, através de reflexões e práticas que estimulem o aprendizado. Para isso, cada módulo deve possuir pelo menos 9 aulas sobre o tema de forma a contemplar todos os elementos de interesse. Além das atividades de sala, com exercícios práticos de fixação do conteúdo, os
livros devem, para cada aula, indicar ao menos uma atividade extra a ser realizada de forma autônoma pelos alunos para aprofundamento do conteúdo e oferecer um exercício de reflexão a respeito de si e do seu aprendizado. O
livro didático deve ser acompanhado de conteúdos
digitais em aplicativo móvel em formato de vídeo referente a cada aula. Especificações:
Livro capa colorida em papel 250g, com no mínimo 80 páginas, com gramatura 90g