Lote 1: Capacitação - a vigilância socioassistencial. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: o que é a vigilância socioassistencial?; conceitos bases para a vigilância socioassistencial: vulnerabilidade, risco e território; competências e atuação da vigilância socioassistencial; fluxos e processos de trabalho: fluxograma da vigilância socioassistencial; macroatividades da vigilância socioassistencial; como implantar a vigilância socioassistencial no seu município?; diagnóstico socioterritorial: o que é e qual sua importância?; instrumentos e fontes de informação para a vigilância socioassistencial: o uso de sistemas de informação - ibge, cadúnico, sagi, entre outros; a utilização dos dados. Público: de 10 a 15 participantes.
Lote 2: Capacitação - a atuação dos profissionais no serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: introdução à política de assistência social, ao sistema única de assistência social e ao eca: o que dizem as diretrizes legais sobre o acolhimento institucional?; noções sobre o desenvolvimento infanto- juvenil: os processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes; a função do cuidador social no serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes; rotinas do serviço do acolhimento institucional; papel e postura dos profissionais frente à criança ou adolescente recém acolhido; afeto e limites entre cuidadores e acolhidos; monitoria e comportamento moral: estabelecimentos de regras; o acolhimento como reconstrução da história; elaboração e monitoramento do projeto político e pedagógico. Público: de 15 a 19 participantes.
Lote 3: Capacitação - acompanhamento familiar com idosos e as violações de direitos carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: os direitos dos idosos: a polícia de assistência social em relação ao público; o seio familiar e suas configurações; cras e órgão gestor: o compartilhamento de ações; o acompanhamento familiar; a identificação das violências: tipos de violência contra população idosa; plano de atendimento; a responsabilidade é de quem? Mediação de conflitos familiares sobre a responsabilidade do cuidado. Público: de 15 a 19 participantes.
Lote 4: Capacitação - atuações do serviço de proteção e atendimento integral à família - paif na proteção social básica. Carga horária: 12 horas. Conteúdo programático: a importância do cras para a proteção social básica das famílias referenciadas; serviços ofertados no cras: a relevância do paif; ações e metodologia de trabalho com famílias no paif; estratégias de atuações com as famílias no paif; estratégias para incentivar a participação das famílias no paif; elaboração do plano de acompanhamento familiar. Público: de 15 a 19 participantes.
Lote 5: Capacitação - organização e estratégias de trabalho no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - scfv. Carga horária: 16 horas. Conteúdo programático: introdução sobre o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: papel, atribuições, fundamentos e objetivos; organização dos grupos do scfv; os perfis de atendimento: o público prioritário e o público não prioritário; planejamento de atividades: orientações sobre metodologia; oficina de planejamento e elaboração de ações socioeducativas; organização e preparação do material de ações socioeducativas; percurso formativo: estratégias de elaboração do percurso; como fortalecer vínculos familiares e comunitários; como trabalhar grupos intergeracionais; prevenção e identificação de violações de direitos e vulnerabilidades. Público: de 15 a 19 participantes.
Lote 6: Capacitação - o atendimento de pessoas autistas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: introdução ao transtorno do espectro autista ( tea): o que é e quais são as características principais; o contexto social e cultural do tea; políticas públicas e direitos das pessoas com tea; intervenções e suporte social para pessoas com tea; estratégias de trabalho e atendimento para pessoas com tea no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; estudos de caso e prática reflexiva. Público: de 15 a 19 participantes.
Lote 7: Capacitação - instrumentos para atendimentos inclusivos na política de assistência social. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: o público que necessita de atendimento inclusivo: características, dificuldades e posturas esperadas do profissional; apresentação e orientação para uso de ferramentas e recursos para auxílio ao atendimento inclusivo: tradutores de conteúdo para libras; ferramentas para audiodescrição; plataformas de atendimento para deficientes auditivos; programas de descrição de imagens; assistentes virtuais para atendimentos inclusivos; demais estratégias para atendimento inclusivo de maneira eficaz. Público: de 15 a 19 participantes.
Lote 8: Capacitação - a saúde mental para os trabalhadores do suas. Carga horária: 04 horas. Conteúdo programático: a importância do suas no cenário social brasileiro: o protagonismo dos trabalhadores do suas no contato direto com a população; a questão da saúde mental dos trabalhadores do suas: o que é considerado como saúde mental e qual é sua importância? A saúde mental e o adoecimento: os sinais de alerta para o adoecimento mental e esgotamento emocional; as diferenças entre cuidado, empatia e alteridade; a importância de um ambiente de trabalho sadio: estratégias para resoluções de desavenças internas; mecanismos da percepção de si na manutenção da saúde mental: a autoconsciência e a autorregulação; apresentação de estratégias para o enfrentamento [ dos indícios] do estresse. Público: de 20 a 25 participantes.
Lote 9: Capacitação - conselho municipal de assistência social. Carga horária: 04 horas. Conteúdo programático: o que é um conselheiro de direitos; o que são os conselhos de controle social; a importância do conselho para as políticas de assistência social; as atribuições da função de um conselheiro. Público: até 12 pessoas.
Lote 10: Capacitação - conselho municipal dos direitos do idoso. Carga horária: 04 horas. Conteúdo programático: o que é um conselheiro de direitos; o que são os conselhos de controle social; a importância do conselho para as políticas da pessoa idosa; as atribuições da função de um conselheiro. Público: até 15 pessoas.
Lote 11: Capacitação - o papel do conselheiro tutelar: atualizações sobre a prática profissional. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: introdução: o eca e sua importância para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes; atribuições legais: o que diz o eca sobre o conselho tutelar; o conselho tutelar e o sistema de garantia de direitos; o papel, as competências e as limitações institucionais do conselho tutelar; as legislações recentes que versam sobre os direitos das crianças e adolescentes: atualizações do eca, a lei n? 13. 010/2014, a lei n? 14. 344/2022 e a lei n? 14. 811/2024; a atuação dos conselheiros diante dos desafios contemporâneos; registro de atividades e padronização de procedimentos de comunicação institucional: elaboração de relatórios, cuidados com a documentação e precisão das informações; a importância do sigilo e as consequências do vazamento de informações privativas; o sipia e a produção de informações sobre a realidade da infância e adolescência em âmbito local. Público: até 07 pessoas.
Lote 12: Capacitação - desvendando o sipia - sistema de informação para infância e adolescência. Carga horária: 16 horas. Conteúdo programático: apresentação do sipia: a importância do sistema para as políticas de proteção à infância e adolescência; o histórico de atualizações: as atualizações recentes; apresentação do sistema e uso das telas iniciais ( solicitar acesso, cadastrar novos usuários, editar usuários, etc. ); o uso do menu do conselho tutelar/direito ( lista de conselho tutelar, editar conselho, histórico do conselho, etc. ); realizando os cadastros necessários para o funcionamento do sistema ( como cadastrar adequadamente o sistema de garantia de direitos e conselhos: atendimentos: procedimentos detalhados para realização de atendimentos utilizando o sistema; estudos de caso: simulações de atendimentos e elaboração de registros ( desde o básico ao complexo). Público: até 07 pessoas.
Lote 13: Capacitação - rotinas de intervenção dos conselheiros tutelares. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: as principais habilidades do conselheiro tutelar: a escuta, a orientação, mediação, articulação com os serviços, trabalho em equipe; ética e postura profissional dos conselheiros tutelares nas entrevistas e abordagens e a indispensabilidade do sigilo; registro de atividades e padronização de procedimentos de comunicação institucional: acompanhamento de casos, elaboração de relatórios, cuidados com a documentação e precisão de informações, encaminhamentos, manual de redação oficial; estudo de casos, aplicação de medidas e encaminhamentos. Público: até 07 pessoas.
Lote 14: Capacitação - estratégias para a realização de grupos de idosos.
Lote 15: Capacitação - sistemas de informação do suas.
Lote 16: Palestra - os riscos ocultos do cigarro eletrônico: o que você precisa saber ( intervenção com adolescentes, jovens e adultos sobre os dispositivos eletrônicos para fumar - def` s).
Lote 17: Palestra - valorizando a mente: compreendendo, identificando e promovendo a saúde mental.
Lote 18: Capacitação - avaliação de desempenho para gestores do setor público. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: fundamentos da avaliação de desempenho no setor público: objetivos e princípios; leis e regulamentos que orientam a avaliação de desempenho; definição de metas, análise de dados de desempenho e feedback; prática e encerramento. Público: 20 participantes. Curso presencial, incluindo fornecimento de materiais e certificado de conclusão pela empresa contratada.
Lote 19: Capacitação - gestão e fiscalização de contratos públicos. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: fundamentos da gestão e fiscalização de contratos públicos; execução, fiscalização e acompanhamento contratual; penalidades, rescisão e responsabilização do fiscal; boas práticas e encerramento. Público: de 80 a 100 participantes. Curso presencial, incluindo fornecimento de materiais e certificado de conclusão pela empresa contratada.
Lote 20: Capacitação - a nova lei de licitação e contratos: aspectos gerais. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: introdução à nova lei de licitações e contratos; fases do processo licitatório; contratação direta e gestão de contratos; governança, controle e transparência; estudo de casos e encerramento. Público: 20 a 30 participantes. Curso presencial, incluindo fornecimento de materiais e certificado de conclusão pela empresa contratada.
Lote 21: Capacitação - elaboração de estudo técnico preliminar, termo de referência e pesquisa de preços. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: introdução à nova lei de licitações e a fase preparatória; estudo técnico preliminar ( etp) - fundamentação da contratação; termo de referência ( tr) e projeto básico; pesquisa de preços - definição do valor estimado da contratação; encerramento e boas práticas. Público: 20 a 30 participantes. Curso presencial, incluindo fornecimento de materiais e certificado de conclusão pela empresa contratada.
Lote 22: Capacitação - qualidade do atendimento no setor público. Carga horária: 08 horas. Conteúdo programático: a importância de atender bem o cidadão; diferença entre tratamento e atendimento; princípios do bom atendimento; fundamentos do processo de comunicação; o bom atendimento via telefone e em plataformas digitais; a mediação em situações delicadas e/ou problemáticas; encerramento. Público: de 80 a 100 participantes. Curso presencial, incluindo fornecimento de materiais e certificado de conclusão pela empresa contratada.