Municipio De Ararangua - Departamento Deorientação Pedagógica
Plataforma Educacao Distancia
Aquisição, sob demanda, de material didático sobre educação financeira para as escolas da rede municipal de ensino, incluindo capacitação de docentes, parte do recurso oriundo de emenda n 511/2024 do estado de santa catarina, de acordo com as especificações técnicas constantes do termo de referência ( anexo i).
Data do Pregão:
Início do Acolhimento de Propostas:
Lote 1: R$ ****,00 - Formação para professores, educação financeira, em formato híbrido composto por acompanhamento pedagógico; atividades formativas para os educadores; demonstração e utilização de plataforma virtual, na qual deverá ter acesso aos materiais da formação, espaço para aplicação e correção dos materiais didáticos semiestruturados e observações em sala de aula.
Lote 2: R$ ****,00 - Educação financeira 1? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 3: R$ ****,00 - Educação financeira 1? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: reconhecimento e uso, moedas e cédulas ( do real), situações do cotidiano de compra e venda ( feira, mercado); comparação de preços, mais caro ou mais barato, noções de valor, relação entre preço e produto; consumo consciente, necessidade e desejo ( comida e brinquedo), o que é prioridade e o que pode esperar, os conteúdos devem trazer ainda o estudo da identidade, quem sou eu, como sou reconhecido, minha família, trabalho com o bairro, identificando seu espaço, partindo do local para o global. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.
Lote 4: R$ ****,00 - Educação financeira 2? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 5: R$ ****,00 - Educação financeira 2? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: reconhecimento e uso do dinheiro: reforço na identificação de moedas e cédulas ( do real), composição de valores com diferentes combinações de moedas/cédulas; situações de compra e venda: simulações com troco, lista de compras, preço e quantidade, noção de limite de valor; planejamento e metas: metas financeiras pessoais ou coletivas, planejamento de gastos simples, objetivos para cofrinho ou poupança, noções de economia: importância de guardar dinheiro, comparação entre guardar e gastar tudo de uma vez; consumo consciente: necessidades e desejos, calorização do reaproveitamento e da troca. Deve explorar a tabuada e conceito de dobro ou triplo para calcular o tempo e o dinheiro necessário para atingir o sonho, mediante o conhecimento do sistema monetário. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.
Lote 6: R$ ****,00 - Educação financeira 3? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 7: R$ ****,00 - Educação financeira 3? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: sistema monetário brasileiro: moedas e cédulas ( valores e equivalências), composição e decomposição de valores em diferentes combinações, leitura, comparação e escrita de valores com reais e centavos; planejamento de compras e orçamento: registrar entradas e saídas de dinheiro, escolhas baseadas em custo- benefício: comparar preços, marcas, quantidades; poupança e planejamento: guardar dinheiro para objetivos de médio prazo, introdução à ideia de " juros" de forma simples ( guardar e ganhar mais depois); tomada de decisões e responsabilidade: consequências de decisões financeiras: gastar tudo, comprar por impulso, poupar, planejamento coletivo: decisões em grupo sobre uso de recursos fictícios ou reais. Explorar equivalências, medidas de comprimento e criação de gráficos simples e entender a diferença de preços no meio rural e na cidade. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.
Lote 8: R$ ****,00 - Educação financeira 4? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 9: R$ ****,00 - Educação financeira 4? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: sistema monetário e operações financeiras: operações com valores monetários ( adição, subtração, multiplicação e divisão), troco e arredondamento de valores em compras; planejamento financeiro e orçamento pessoal: orçamento pessoal ou familiar fictício, despesas fixas e variáveis, entradas e saídas de dinheiro; poupança e investimentos básicos: poupança como reserva de segurança, diferença entre guardar e investir, metas de curto, médio e longo prazo; consumo consciente: compreensão do consumo por impulso versus consumo planejado, descarte consciente lixo, reciclagem, economia circular; relação entre trabalho, renda e consumo: salário, vendas, serviços, empreendedorismo infantil vendas simbólicas, feirinhas escolares; educação financeira e responsabilidade social: desigualdade econômica, direitos e deveres do consumidor. Explorar o estudo dos decimais, apresentando a importância dos menores valores das coisas no impacto do consumo inconsciente. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.
Lote 10: R$ ****,00 - Educação financeira 5? ano livro do professor, deve contemplar conteúdos que colaborem a compreensão e a reflexão crítica para o uso dos livros do aluno, práxis em sala de aula, bem como a importância da educação financeira, proposta metodológica e orientações para o professor. Deverá conter no mínimo 8 capítulos, e as respostas deverão estar expostas em cada atividade do livro, deverá conter o mesmo sistema de ensino do livro do aluno. Conter no mínimo de 80 páginas, acabamento brochura, no tamanho mínimo de 20 cm largura x 26 cm comprimento x 1 cm altura, com miolo em papel offset 75 g/m, colorido, com capa em papel cartão 250 g/m, colorido.
Lote 11: R$ ****,00 - Educação financeira 5? ano livro do aluno, deve estar alinhado à base nacional comum curricular ( bncc), organizado com no mínimo 08 capítulos, contendo histórias e atividades contextualizadas ilustradas, com opção de plataforma digital de jogos para reforçar o aprendizado. Deve trazer no mínimo temas e conteúdos como: sistema monetário e operações com dinheiro: prática com moedas e cédulas do real, cálculo de troco, descontos e acréscimos; planejamento financeiro e orçamento: controle de despesas e receitas, diferença entre gasto necessário, supérfluo e desperdício, priorização de gastos; poupança, investimentos e juros: importância de poupar, comparação entre guardar e investir, planejamento de metas financeiras: curto, médio e longo prazo; consumo consciente: reflexão sobre o consumismo infantil e o desejo imediato, impactos do consumo sobre o meio ambiente e a sociedade; trabalho, renda e empreendedorismo: fontes de renda como salário, lucro, comissões, serviços, simulação de empreendimentos escolares, planejamento de pequenos projetos com investimento, custo e lucro; cidadania financeira: direitos e deveres do consumidor, ações de solidariedade e economia colaborativa. Explorar a diferenciação de valor e preço, diferentes tipos de moedas nos diversos países. O material também deve incluir recursos manipuláveis ( moedas e cédulas) de atividades, auxiliando os alunos a fazerem conexões práticas com o conteúdo aprendido. O material deve ser com no mínimo: miolo impresso, em papel offset 120 g/m e capa em papel cartão 250 g/m, no mínimo 80 páginas, com dimensões mínimas de 20 cm largura x 26 cm comprimento, colorido, acabamento brochura.